A Via Láctea arqueia sobre La Silla

Crédito: P. Horálek / ESO

Crédito: P. Horálek / ESO

Esta bela fotografia panorâmica, obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek, mostra a Via Láctea em arco sobre o Observatório de La Silla, no Chile.

La Silla situa-se na periferia sul do deserto de Atacama, local a partir do qual os vários telescópios do observatório observam o céu noturno — um dos mais escuros à face da Terra — 2400 metros acima do nível do mar, tirando o máximo partido das condições atmosféricas incomparáveis do local, para nos revelarem o cosmos com detalhe extraordinário.

Esta imagem assim o demonstra. A estrutura nebulosa e poeirenta da nossa Galáxia aparece como uma grinalda resplandescente por cima da cúpula aberta do telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, que parece “querer comer” a mancha brilhante que é a Grande Nuvem de Magalhães. Várias nuvens e nebulosas, incluindo a bem conhecida Nebulosa de Gum, vêem-se contra o céu escuro na parte superior central da imagem, brilhando numa paleta de tons rosados.

A câmara de Horálek revela igualmente várias cores da luminescência atmosférica, visível ao longo do céu e perto do horizonte. Um dos episódios do ESOcast, foi dedicado a este peculiar fenómeno celeste.

Este é um artigo do ESO, que pode ser lido aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights