Uma matriosca no meio interestelar

A descoberta desta bolha tripla, feita de 3 conchas de supernovas, permite compreender melhor os mecanismos de feedback nos discos galácticos.

prensa1105_2120

Um grupo de astrónomos do Instituto de Astrofísica de Canarias (IAC) encontrou o primeiro caso em que existem três remanescentes de supernovas, uns dentro dos outros. Parece uma matriosca, boneca russa, espacial.

As três conchas concêntricas devem-se ao facto do meio interestelar não ser uniforme.
A supernova expele uma enorme quantidade de massa (10 vezes a massa do Sol), que vai interagir com o gás interestelar. Onde existe o gás mais denso, formam-se a segunda e terceira conchas (aglomeração de gás interestelar e dos “restos” da supernova).

Esta bolha tripla encontra-se na galáxia M33, que pertence ao nosso Grupo Local de galáxias.
A gigantesca “matriosca” encontra-se ao redor de um jovem aglomerado estelar na M33.

A compreensão deste caso poderá permitir compreender melhor o fenómeno de feedback, que é um processo fundamental na formação estelar e na disseminação de metais produzidos em estrelas maciças.
É que o facto de existirem aglomerados mais densos de gás nos discos de galáxias, faz com que a formação estelar continue de forma mais lenta. Se assim não fosse, as galáxias espirais já teriam acabado a sua época de formação de estrelas. A nossa existência seria ainda mais improvável.

Fontes: Comunicado de Imprensa, Artigo Científico

• Dinis Ribeiro on 21/07/2016 at 04:08

Um paradigma fascinante: https://en.wikipedia.org/wiki/Matrioshka_brain

A matrioshka brain is a hypothetical megastructure proposed by Robert Bradbury, based on the Dyson sphere, of immense computational capacity.