Um Ano na Terra: observação a 1.5 milhão de quilômetros

discovr

No dia 20 de Julho de 2015, a NASA lançou a primeira imagem completa do lado iluminado da Terra, capturada pela câmera EPIC a bordo do satélite DSCOVR, do NOAA. A câmera agora registou um ano completo, a partir da sua órbita no Ponto de Lagrange 1, aproximadamente a 1.5 milhão de quilômetros da Terra: um ponto onde existe um equilíbrio gravitacional entre o nosso planeta e o Sol.

187_1003705_americas_dxm

A câmera EPIC faz uma nova imagem a cada duas horas, revelando como o planeta se pareceria para os olhos humanos: capturando o movimento das nuvens e os sistemas climáticos, além das feições fixas na superfície da Terra, como os desertos, as florestas e as diferentes tonalidades dos oceanos.

epic_1b_20160414004106_00

A EPIC permite que os cientistas possam monitorar os níveis de ozônio e aerossóis na atmosfera da Terra, a altura das nuvens, as propriedades da vegetação, e a refletividade ultravioleta da Terra.
O objetivo primário do DSCOVR – uma parceria entre a NASA, o NOAA e a USAF -, é manter o monitoramento em tempo real do vento solar, que é crítico para o chamado clima espacial e para as previsões de tempo na Terra.

Fontes: DSCOVR, EPIC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights