Espaço… a última fronteira

Em 1966, ouvíamos as primeiras palavras do que viria a ser uma extraordinária série de ficção científica. Em Star Trek, proclamava-se “Space… the final frontier“.
Há 50 anos, a tripulação da nave Enterprise, liderada pelo Capitão Kirk, viajava em direção à fronteira final: o espaço.

Atualmente, como parte do programa Frontier Fields, o Telescópio Espacial Hubble também explora as fronteiras espaciais, observando galáxias distantes no aglomerado galáctico Abell S1063.

Abell S1063. Crédito: NASA, ESA & J. Lotz (STScI)

Abell S1063.
Crédito: NASA, ESA & J. Lotz (STScI)

Space… the final frontier. These are the stories of the Hubble Space Telescope. Its continuing mission, to explore strange new worlds and to boldly look where no telescope has looked before.

Espaço… a última fronteira. Estas são as histórias do Telescópio Espacial Hubble. Na sua contínua missão de explorar novos e estranhos mundos e de corajosamente observar o que nenhum telescópio observou.

O mais recente alvo do Hubble foi o distante aglomerado de galáxias Abell S1063, um local onde potencialmente podem existir biliões de novos e estranhos mundos.

O aglomerado (que está no centro da imagem) é observado como era há 4 mil milhões de anos (4 bilhões, no Brasil). Mas Abell S1063 permite-nos ver muito mais longe. A enorme massa do aglomerado distorce e magnifica a luz de galáxias por trás do aglomerado, num fenómeno chamado lente gravitacional. Spock diria: “Fascinating” – fascinante!

Abell S1063 permite-nos observar uma galáxia, mil milhões de anos (bilhão, no Brasil) após o Big Bang. Isto é extraordinário!

Também foram identificadas 16 outras galáxias, “por trás” e muito mais longe do que o aglomerado.

Estas observações, com o fenómeno da lente gravitacional, são cruciais para os astrónomos entenderem melhor a natureza da matéria negra.

Estas pesquisas dependem de extensas colaborações internacionais que deixariam orgulhoso o criador de Star Trek, Gene Roddenberry. A tripulação da Enterprise era bastante diversificada e tinha como objetivo explorar o Universo de forma pacífica. O Hubble permite parcialmente concretizar esse sonho.

Fonte: Space Telescope

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights