Jul 26

A escura Duna Namib, em Marte, vista de perto

Como o vento em Marte afeta sua areia?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1607/DarkDunesMars_Curiosity_9091.jpg

A Duna Namib em Marte em imagem processada (comprimida) para uma melhor visualização. Créditos: NASA, JPL-Caltech, MSSS

Para ajudar a descobrir o quão isso significativamente difere daqui na Terra, o veículo robótico Curiosity foi direcionado para investigar ‘in loco’ a escura Duna Namib no campo de dunas Bagnold Dune Field na Cratera Gale.

De facto, Namib é a primeira duna de areia ativa já investigada diretamente fora do planeta Terra.

As ondulações criadas pelo vento nas dunas de areia terrestres parecem semelhantes às ondulações em Marte, mas há uma exceção.

Os picos maiores visíveis na escura Duna Namib, com cerca de 3 metros em média de distância entre si, são do tipo que é somente encontrado debaixo de água na Terra.

Eles surgem na superfície em Marte por causa da maneira como o fino vento marciano arrasta as partículas de areia escura.

A imagem de destaque acima foi capturada em dezembro de 2015 e foi horizontalmente comprimida para melhor mostrar o contexto.

Ao longe, vemos o solo marciano empoeirado convencional, inclinando-se em tons alaranjados esmaecidos, enquanto uma paisagem pedregosa é observável no canto direito da foto.

http://apod.nasa.gov/apod/image/1607/DarkDunesMars_Curiosity_9091.jpg

Foto original da Duna Namib. Clique na imagem para vê-la em maior resolução. Créditos: NASA, JPL-Caltech, MSSS

O robô Curiosity inesperadamente entrou em modo de segurança em 2 de julho de 2016 (pela quarta vez desde que iniciou suas operações em Marte em agosto de 2012), mas o problema foi reparado e em 9 de julho de 2016 o veículo exploratório do JPL retomou a exploração do interior da Cratera Gale, analisando esse local que supostamente foi um lago anteriormente, na busca por evidências de vida microbiana passsada.

Fontes

APOD: Dark Dunes on Mars (Horizontally Compressed) – crédito da imagem: NASAJPL-CaltechMSSS

JPL: Curiosity Mars Rover Resumes Full Operations

._._.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.