Festas de Vila Nova de Milfontes com Sessão de Astronomia!

Retomando uma antiga tradição da década de 1970, Vila Nova de Milfontes, a Princesa do Alentejo, vai inserir nas Festas da Vila uma Sessão de Astronomia.

Dia 19 de Agosto, sexta-feira, pelas 21h30, na Avenida Marginal, junto à descida de carros para a canoagem (a cerca de 100 metros do Hotel Social), a Astronomia retoma assim o seu espaço e junta as estrelas ao Luar que reflecte sobre o Rio Mira.

A Lua nasce cerca de 20 minutos antes da Sessão e por experiência costuma proporcionar observações deslumbrantes. Teremos oportunidade de observar Saturno e Marte e de conviver em conversas e explicações sobre os astros.

O Programa de Festas da Vila está aliás recheado de motivos de interesse, destacando-se a Procissão Fluvial que os pescadores desta antiga Vila realizam com as suas tradicionais embarcações no Rio Mira.

FESTAS_VNM_PROVA

A Sessão é gratuita e a partir dos 4 anos de idade, estará dependente das condições meteorológicas, cuja previsão é “Muito Boa” nessa noite para Astronomia e aconselha-se um agasalho leve.

Vila Nova de Milfontes, que comemorou o aniversário do Telescópio Espacial Hubble de forma exuberante, é uma das Vilas mais bonitas e bem preservadas de Portugal, com praias que….vejam a imagem que vale por mil palavras.

Praias perto de Vila Nova de Milfontes.

Praias perto de Vila Nova de Milfontes.

Sejam então muito bem-vindos à Astronomia no Verão!

Astronomy_Amateur_3_V2

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Elizabete Costa on 20/08/2016 at 11:24
    • Responder

    Bom dia, ontem viemos ver a referida sessão, mas não havia!!! Podem me dizer para quando ficou agendada? Grata

      • Manel Rosa Martins on 23/08/2016 at 01:06
      • Responder

      Olá Elizabete Costa, a Sessão houve nas mesma mas teve de começar às 11h00 por causa do nevoeiro, hoje dia 21 repetimos das 21h30 às 00h30, contamos fazer mais iniciativas que serão anunciadas pela junta de Freguesia e pela Agenda Cultural da Câmara Municipal de Odemira.

      A título de iniciativa individual vamos fazer uma sessão de Astronomia nas varandas do Restaurante “Conversas com Sal” junto à Estrada Marginal quinta-feira dia 25 de Agosto pelas 23H00.

      Obrigado pelo interesse. 🙂

  1. Fico agradavelmente surpreendido por saber que a astronomia pode integrar as festas de uma localidade.
    As condições de observação não serão as ideais, por ser num local com iluminação pública. Mas será certamente uma excelente oportunidade para muitas pessoas terem um primeiro contacto com a observação da Lua e do planeta Saturno e, quem sabe, de acender uma centelha de curiosidade que as leve a, mais tarde, procurar outras acções de divulgação com condições mais favoráveis…
    Parabéns aos promotores das festas e da actividade.

    • Manel Rosa Martins on 09/08/2016 at 18:55
    • Responder

    Obrigado Francisco, e vai haver uma pequena surpresa para dispormos de sistemas adequados ao tipo de observação e à luminosidade do local, felizmente bastante razoável no quadrante Sul. 🙂

    Abraço e até dia 19!

    • Francisco Lampreia on 09/08/2016 at 17:31
    • Responder

    Está muito giro Manel, obrigado pela divulgação.
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights