AstroValdeira

AstrovaldeiraFlyer6

“Na noite de dia 12 de Agosto, pelas 22h, a Quinta da Valdeira (Santa Comba, Paredes) abre as suas portas a toda a gente que queira participar na observação da chuva de estrelas Perseidas.
(…)
Esta chuva de estrelas tem origem nas poeiras deixadas pelo cometa 109P/Swift-Tuttle que neste momento se encontra a uma distância superior à de Plutão. Este cometa tem um período orbital de 134 anos e a última vez que passou por nós foi em 1992. A chuva de estrelas é originada quando a Terra, no decurso da sua órbita, intercepta as poeiras largadas pelo cometa. Estas ao entrar na atmosfera Terrestre, devido ao atrito, aquecem e incendeiam-se originando os rastos de luz que identificamos nos céus. Devido à grande interacção gravítica de Júpiter no nosso Sistema Solar, estima-se que este ano, a órbita destes detritos tenha sido ligeiramente desviada para mais próximo da Terra o que poderá proporcionar uma chuva de estrelas de maior intensidade. Estima-se que para este ano, possa ser observável uma média de 150 a 160 meteoros por hora.”

Leiam aqui.

2 comentários

  1. Devido à vaga de incêndios, infelizmente esta atividade foi cancelada 🙁

    https://www.facebook.com/maiscienciapt/photos/a.579468538783331.1073741826.226457950751060/1171034489626730/

    • Manel Rosa Martins on 12/08/2016 at 15:13
    • Responder

    Parabéns pela iniciativa, que infelizmente me informaram ter sido cancelada pelos incêndios que grassam por muitas regiões do País. 🙁

    Espero que todos se encontrem bem e sem prejuízos, e é de salientar a acção heróica dos Bombeiros e das Bombeiras de todas as corporações de Portugal.

    Há uma imprecisão que gostaria de explicar, que advém da Física da explosão dos meteoros até 10 cm e com velocidades até 40 Km/s, que é bem dentro dos limites médios das Perseidas.

    O que causa a ignição e a desintegração das poeiras que atravessam a atmosfera da Terra – nestes limites – é a pressão ,sendo o contributo do atrito, nestes casos, igual a zero.

    O mecanismo é a condutividade a temperaturas relativamente elevadas.

    Mas não passa dum detalhe que comento só para esclarecimento dos nossos leitores.

    Desejo a todos que possam o mais breve possível retomar esta iniciativa que tem todo o mérito e que só posso classificar de Excelente.

    Obrigado a todas as pessoas da organização da Quinta da Valdeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights