Trânsito da ISS sobre a Lua

Esta noite, dia 16-08-2016, a ISS (Estação Espacial Internacional) vai passar praticamente no zénite, para observadores no Algarve.
Por exemplo em Albufeira, a ISS surge no horizonte Noroeste às 21h 00m 51s, atinge a altitude máxima precisamente no zénite às 21h 06m 11s e desaparece na sombra da Terra a Sudeste, a 13º de altitude às 21h 09′ 04″.
Àquela hora e com magnitude de -3,4 será, de longe, o objecto mais brilhante no céu a seguir à Lua.

Trajecto da ISS entre as 21h00 e as 21h10

Trajecto da ISS entre as 21h00 e as 21h10

Como se isto não fosse suficientemente interessante, para observadores situados ao longo de uma linha recta traçada entre Odeceixe e Albufeira, a Estação Espacial irá também passar em frente da Lua (chama-se a isto um trânsito). O fenómeno terá uma duração de cerca de 3 segundos e pode ser observado a olho nu, com binóculos ou com telescópio.

Para quem planear observar por um telescópio, o planeamento é muito simples: Basta deixar o telescópio apontado à Lua e, quando a ISS se aproximar, olhar pela ocular.

Mais interessante é fazer um registo em vídeo, que mais tarde poderá ser tratado, fazendo-se uma composição com cada uma das frames.

Trânsito da ISS registado por Ian Sharp, no Reino Unido em 09-04-2014. Algo semelhante poderá ser visto e registado ou fotografado logo à noite no Algarve.

Trânsito da ISS registado por Ian Sharp, no Reino Unido em 09-04-2014. Algo semelhante poderá ser visto e registado ou fotografado logo à noite no Algarve.

Para o planeamento de uma observação num determinado local, o site Heavens Above dá uma enorme ajuda.

É interessante pensar que naquela nave espacial, em órbita da Terra a 401 km acima da superfície terrestre se encontra uma tripulação de seis astronautas de três países: 2 americanos, 3 russos e um japonês. A tripulação actual, comandada pelo veterano Jeff Williams (58 anos) costuma tirar umas fotos e dar uma olhadela cá para baixo. Olhem para cima, talvez fiquem na foto…

A ISS só passa sobre a Lua numa faixa de poucos quilómetros para ambos os lados da linha que une Odeceixe a Albufeira. Devido ao efeito de paralaxe, os observadores a norte dessa linha irão ver a ISS a passar a sul da Lua e os situados a sul dessa linha irão ver a ISS a passar a norte da Lua.

Simulação do Trajecto da ISS em Odeceixe

Simulação do Trajecto da ISS em Odeceixe

Simulação do Trajecto da ISS em Albufeira (Marina)

Simulação do Trajecto da ISS em Albufeira (Marina)

Deixo aqui um agradecimento ao Filipe Dias, do CCVAlg por me ter alertado para o trânsito.

1 comentário

    • Alexandre Santos on 16/08/2016 at 21:18
    • Responder

    Caro Rui

    Acabei à pouco de ver a estação a passar, bem destacada no entardecer do Estoril.
    É fascinante ver a velocidade a que a estação se desloca. Num ápice cruza o céu.
    Os astronautas que lá se encontram são, de longe, os humanos mais rápidos do momento 😉

    Abraço
    Alexandre Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights