Açores recebem nova antena para rastreio de satélites da Agência Espacial Europeia

Antena que será instalada nos Açores, ainda na sua localização original em Perth, Austrália. Crédito: Luís Ramalhais dos Santos (Secretaria Reigonal do Turismo e Transportes).

Antena que será instalada nos Açores, ainda na sua localização original em Perth, Austrália. Crédito: Luís Ramalhais dos Santos (Secretaria Regional do Turismo e Transportes).

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou hoje a futura instalação de uma nova antena para rastreio de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), em Santa Maria.

A instalação desta nova antena irá complementar os serviços já prestados pela antena de 5,5 metros da ESA, já instalada em Santa Maria, que faz o rastreio dos foguetões lançados da Guiana Francesa, assim como permitirá uma nova fase de desenvolvimento do Azores International Research Center (AIR Center).

A nota da Lusa indica que o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior se irá deslocar a Paris, na próxima segunda-feira, para assinar com o diretor-geral da ESA, Jan Woerner, os princípios para a cedência e instalação desta nova antena. O Ministro far-se-á acompanhado nesta deslocação pelo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Fausto Brito e Abreu, e pelo presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Paulo Ferrão, além de um conjunto de investigadores e de empresas portuguesas e europeias a operar no âmbito do espaço.

“Esta antena e o sistema desenvolvido pela ESA, o European Space Tracking (ESTRACK), permitirá a Portugal reforçar a oferta de serviços terrestres para a ESA a partir dos Açores, bem como para outros operadores internacionais na área do espaço, nomeadamente ao nível de futuras missões científicas, exploração robótica, observação da Terra e, sobretudo, futuros lançadores de satélites”, informou o ministério.

Antena de rastreio da ESA em Santa Maria. Fonte: http://goo.gl/NUPHeC

Antena de rastreio da ESA em Santa Maria. Fonte: http://goo.gl/NUPHeC

O ministério adianta que a antena será transferida de Perth, na Austrália, e apresenta-se como uma “infraestrutura precursora da preparação do centro internacional de investigação nos Açores (Azores International Research Center, AIR Center), lançado no início do ano para criar no arquipélago “uma plataforma internacional dedicada a atividades de Investigação & Desenvolvimento, e desenvolvimento empresarial nas áreas do clima, alterações climáticas, Terra, espaço e oceanos”.

A instalação deste novo equipamento implica mais um importante passo na incrementação do já considerado “cluster espacial” nos Açores, região que parece oferecer “oportunidades únicas” para a instalação de uma base espacial, conforme admitido pelo Ministro da Ciência, em junho, durante uma visita a Ponta Delgada. Mais informações sobre este projeto em: Portugal e EUA estudam criação de base espacial no aeroporto das Lajes

“Os desafios para melhor perceber quer as mudanças climáticas quer as suas interações com os oceanos passam por lançar constelações de satélites e, obviamente, quer as Lajes (na ilha Terceira) quer Santa Maria oferecem oportunidades únicas para se instalarem no futuro novas gerações de lançadores satélites, que podem dar dados até agora inexistentes quer para as empresas quer para a investigação de interesse público e para os investigadores”, afirmou na ocasião Manuel Heitor.

Fonte: LUSA / AO

2 comentários

    • Reinaldo da Silva on 09/09/2016 at 22:44
    • Responder

    Professor gostaria de saber se ela também pode ser usada para descoberta de satélites

    1. Caro Reinaldo, falou em satélites, mas não especificou a pergunta.

      1 – Se está a falar na descoberta de satélites naturais (tipo a nossa Lua), esta antena não é a tecnologia adequada para a descoberta de “luas” à volta de outros planetas (sejam do Sistema Solar ou fora – os chamados exoplanetas).
      2 – Se estava a falar de satélites artificiais, no sentido em que a antena pode ser utilizada para acompanhar ou monitorizar os mesmos, neste caso SIM. Esta antena será exactamente para acompanhar o envio de satélites artificiais, ou outros módulos espaciais, para o espaço, garantindo que chegam em condições.
      3 – Apesar de também ser capaz de acompanhar ou monitorizar satélites já em órbita da Terra, esta antena não terá esta função.

      Espero ter ajudado. Cumprimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights