Catálogo Dos Exoplanetas Habitáveis

pia17999-16

Um grupo de pesquisadores resolveu mergulhar nos mais de 4000 exoplanetas (candidatos) já descobertos pela missão Kepler e ver quais deles são os mais parecidos com a Terra.

O resultado do trabalho deles foi que 216 exoplanetas descobertos pelo Kepler localizam-se dentro da chamada zona habitável da estrela.
Desses, 20 são os melhores candidatos para serem possivelmente exoplanetas rochosos e habitáveis como a Terra.

Como conclusão secundária, a pesquisa mostrou que: a distribuição dos exoplanetas dentro da zona habitável é a mesma que fora dela. Segundo os pesquisadores, esta é uma evidência que o universo está repleto de exoplanetas e luas onde a vida poderá existir.

oo121140_web

Os pesquisadores primeiro tentaram definir bem a zona habitável, o que já é uma tarefa complicada, e fizeram duas interpretações: uma mais conservadora e outra mais otimista da zona habitável.
Depois, separaram os exoplanetas pelo tamanho: planetas menores, planetas rochosos e planetas gigantes gasosos. Os gigantes gasosos foram incluídos na pesquisa, pois podem abrigar satélites onde a vida pode se desenvolver, como acontece no Sistema Solar, com as luas congeladas de Saturno e Júpiter.

Os 20 exoplanetas na categoria mais restritiva: superfície rochosa e numa zona habitável conservadora, são os mais parecidos com a Terra.

Estudar o catálogo do Kepler de forma detalhada não foi fácil: foram mais de 3 anos de trabalho e envolveu os pesquisadores mais proeminentes na área de exoplanetas – pesquisadores que carregam no currículo descobertas de centenas de exoplanetas e com dezenas de artigos publicados. Além da maioria dos pesquisadores envolvidos estarem trabalhando diretamente no desenvolvimento do TESS e do James Webb.

Fontes: NASA, Astrobiology, Artigo Científico

1. Para seguir: Continua a Paranóia! Tantos disparates em tão pouco tempo! Procurar pode e deve, mas ao mesmo tempo procure uma mais consistente definição de vida e ajude a divulgar e a disseminar os valores e princípios para uma cultura cientifica, conceito de “A Evolução” ou como as coisas funcionam em conjunto! Cumps.