Nova Técnica para detectar Exoluas

Tenho falado de exoplanetas.
Mas você já parou para pensar em exoluas?

Exoluas são satélites naturais que orbitam planetas ao redor de outras estrelas.

Agora imaginem: se encontrar exoplanetas não é uma tarefa fácil, o que falar das exoluas?

exomoon

É possível utilizar as mesmas técnicas, como o trânsito e a observação direta, para detectar as exoluas. Mas essas técnicas não têm se mostrado as melhores, e poucas exoluas têm sido identificadas se comparadas com o número de exoplanetas.

Para tentar facilitar a caçada por exoluas, um grupo de astrônomos desenvolveu uma técnica baseada na polarização da luz.

Óculos de Sol com filtro polarizador, bloqueiam a luz que se propaga numa determinada direção.
Da mesma maneira, quando uma exolua passa na frente de um exoplaneta, ela bloqueia parte da luz do planeta, podendo assim ser detectada.
Como os planetas não são esferas perfeitas – eles são ovalados no equador -, a luz proveniente desse bojo, pode ser polarizada.
Se o exoplaneta possuir uma grande lua, por meio da polarização da luz a exolua será identificada.

Essa nova técnica poderá detectar exoluas do tamanho de Ganimedes, a maior lua do Sistema Solar, usando a nova geração de telescópios com mais de 30 metros.

Identificar exoluas é de suma importância, principalmente aquelas congeladas ao redor de exoplanetas gigantes gasosos, pois seria possível estender a chamada zona habitável da estrela e assim, num futuro distante, quem sabe procurar por algum tipo de vida nesses sistemas.

Fontes: Space.com , Artigo Científico

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Reinaldo da Silva on 28/08/2016 at 04:48
    • Responder

    Tomara que de certo esta técnica e dessa forma sejam encontradas muitas exoluas, sabemos que não é fácil mas torcemos para isso acontecer.
    Professor a minha pergunta é se depois de eles aperfeiçoar a técnica se poderão serem descobertas luas semelhantes a da Terra?

    1. Sim, a maioria das exoluas serão como a maioria das luas no sistema solar: pedaços de rocha, inertes, ao redor do planeta.

        • Reinaldo da Silva on 01/09/2016 at 23:29

        Professor permita eu ir além e perguntar se também será possível descobrir exoluas do tamanho de Caronte a curto ou médio prazo?

      1. A médio prazo, penso que sim.

        Mas até haver uma deteção confirmada de uma exolua… não se tem evidências delas 😉

        abraços

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.