O composto 606

A 31 de Agosto de 1909, Paul Ehrlich e o seu assistente, Sahachiro Hat, desenvolveram o composto 606.

Este composto, também conhecido por Salvarsan (Arsfenamina), foi usado para o tratamento da sífilis e é graças a ele que Paul Ehrlich é considerado o pai da Quimioterapia.

Paul Ehrlich pensava que a estrutura da Arsfenamina era como a estrutura A, no entanto a análise por espetrometria de massa sugere que a sua estrutura seja uma mistura do trímero B e do pentamero C. Imagem daqui.

 

Paul Ehrlich desconfiava que o arsénio era essencial para a cura da sífilis, por isso sintetizou diversos compostos derivados do arsénio e testou-os em coelhos infectados com sífilis. Dos diversos compostos testados, alguns mostraram sinais promissores, mas muitos coelhos morriam. Foi o composto 606 que conseguiu curar os coelhos sem ter efeitos prejudiciais. Paul Ehrlich conseguiu este resultado através de um método que desenvolveu: selecção de fámacos a partir de um conjunto de compostos (Drug screening).

Preparação do Salvarsan. Imagem daqui.

 

Com esta descoberta Ehrlich cunhou o termo Quimioterapia –  Uma substância que pode encontrar e matar bactérias infecciosas sem prejudicar o hospedeiro.

Não obstante os avanços operados com a descoberta do composto 606, neste momento o Salvarsan já não é utilizado para tratar a sífilis, tendo sido substituído por antibióticos mais eficazes.

 

Também pode ser lido aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights