23 de Agosto de 1966 – A primeira foto da Terra a partir de uma espaçonave em órbita da Lua

23 de Agosto de 1966

Lunar Orbiter 1 e a primeira foto da Terra a partir da Lua

http://apod.nasa.gov/apod/image/1608/earthmoon_nasa_big.png

Primeira imagem da Terra a partir da órbita lunar, capturada em 23 de agosto de 1966 pela sonda Lunar Orbiter 1 – Créditos: NASA / Lunar Orbiter Image Recovery Project

Há 50 anos, em 10 de agosto de 1966, foi lançado o Lunar Orbiter 1. Essa espaçonave foi a primeira de cinco sondas orbitais lunares cujo objetivo era fotografar a superfície lunar para a pesquisa e seleção de locais futuros para os pousos subsequentes das missões Apollo.

A câmera da sonda capturou os dados que foram utilizados nessa versão em alta resolução restaurada da histórica primeira imagem da Terra tomada a partir da órbita lunar em 23 de agosto de 1966, enquanto a Lunar Orbiter 1 executava sua 16ª volta em torno da Lua.

Permanecendo quase estacionária nos céus quando vista a partir da superfície lunar, devido ao efeito da ressonância gravitacional 1:1 entre a Lua e o nosso planeta, a Terra nos fornece a ilusão de que está se pondo além do rugoso horizonte lunar da perspectiva da sonda em órbita Lunar Orbiter 1.

Dois anos após, a tripulação da Apollo 8 registrou a famosa cena colorida do ”nascer da Terra a partir da órbita lunar”.

Leia também: Dezembro de 1968: a Terra nascendo sobre o horizonte lunar segundo a Apollo 8

Fonte

APOD: Lunar Orbiter Earthset – Créditos: NASA / Lunar Orbiter Image Recovery Project

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights