A nebulosa Cabeça de Cavalo

Nebulosa Cabeça de Cavalo. Crédito: DSW / Ruben barbosa

A Nebulosa Cabeça de Cavalo (também conhecida como Barnard 33) é um objeto bastante apreciado devido à sua forma fazer lembrar uma cabeça de cavalo.

Encontra-se à distância aproximada de 1.500 anos-luz e faz parte da Nuvem de Orion, uma grande nuvem de gás e de poeira onde ocorre formação de estrelas e que engloba várias nebulosas tais como a Nebulosa de Orion (M42), M43, M798 e outros.

Este objeto pode ser encontrado na direção da Constelação de Orion, nas proximidades da estrela Alnitak, que é uma das 3 estrelas centrais que formam o cinturão, popularmente chamadas de As Três Marias. Vale a pena recordar que Alnitak não está relacionada com a nebulosa, estando somente a 800 anos-luz da Terra.

Nebulosa Cabeça de Cavalo. Crédito: Jim Misti / Ruben barbosa

A coloração vermelha característica da Cabeça do Cavalo é devido à grande quantidade de hidrogénio ionizado pela estrela Sigma Orionis (estrela brilhante que aparece a oeste da Nebulosa), que predomina por trás de uma espessa nuvem de poeira escura que forma a cabeça do cavalo propriamente dita.

Plataforma “O Universo em Fotografia”.

1 comentário

  1. “Vale a pena recordar que Alnitak não está relacionada com a nebulosa, estando somente a 800 anos-luz da Terra”

    —- esta parte é muito interessante, porque mostra que as constelações não são sistemas físicos: as estrelas de uma constelação não têm ligações entre si. É um dos tiros mais importantes na vigarice da astrologia… 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights