A espetacular paleta de cores de Mawrth Vallis

encostas_mawrth_vallis_marte_hirise_mro_300416Depósitos de minerais hidratados junto a Mawrth Vallis, na superfície de Marte. Imagem obtida pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, a 30 de abril de 2016.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

A região de Mawrth Vallis alberga um dos três destinos candidatos para a missão europeia ExoMars 2020. A imagem de cima faz parte de um conjunto de imagens obtido pela câmara HiRISE com o propósito de avaliar o potencial científico deste local.

As áreas em redor de Mawrth Vallis possuem algumas das mais espetaculares variações de cor de toda a superfície de Marte. Dados obtidos pela sonda Mars Express sugerem que estas variações de cor se devem à presença de antigos depósitos ricos numa variedade de minerais hidratados. Alterados pelo contacto com a água, estes depósitos proporcionam uma oportunidade única para os cientistas estudarem os vestígios de ambientes potencialmente habitáveis, que terão existido na superfície do planeta vermelho nas primeiras centenas de milhões de anos após a sua formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights