M51: A galáxia do redemoinho e mais além

http://apod.nasa.gov/apod/image/1609/M51Deep_Perez_2637.jpg

Imagem de campo profundo exibe M51 e mais além… – Crédito da imagem©: Álvaro Ibáñez Pérez

Se você está no hemisfério norte, então siga o braço do asterismo da Caçarola, para longe das estrelas da Frigideira, até que você alcance a última estrela brilhante do conjunto.

Então, a seguir, desloque seu telescópio para o sul e para oeste e você provavelmente encontrará esse inebriante par de galáxias em interaçãoa 51ª entrada no famoso catálogo de Charles Messier. Para entender melhor leia o artigo: O asterismo da Caçarola e o céu profundo por Lorand Fenyes.

Provavelmente a maior galáxia da dupla, NGC 5194 (M51) foi originalmente espiralada no passado, ou seja, possuía uma bem definida estrutura de braços de poeira, gases e estrelas.

Agora, seus braços espirais e faixas de poeira claramente rodopiam à frente de sua companheira, à esquerda, a galáxia NGC 5195.

O par em interação reside a cerca de 31 milhões de anos luz e oficialmente fica dentro das angulosas fronteiras da pequena constelação dos Cães de Caça ou Pegureiros (Canes Venatici).

Embora a M51 e sua companheira pareçam muito tênues e difusas quando observadas a olho nu, a imagem em destaque de longa exposição e campo profundo capturada em 2016 pelo astrofotógrafo Álvaro Ibáñez Pérez exibe muita da complexidade que efetivamente envolve a galáxia menor e mais tênue NGC 5195.

Completando o quadro, milhares de tênues pontos no plano de fundo são na verdade galáxias muito distantes do nosso Universo Observável. Confira abaixo!

https://c2.staticflickr.com/8/7298/27489179772_8752d57701_o.jpg

Fonte

APOD: The Whirlpool Galaxy and Beyond – Crédito da imagem©: Álvaro Ibáñez Pérez

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights