Os jovens sóis da nebulosa NGC 7129

http://apod.nasa.gov/apod/image/1608/NGC7129-Subaru-Composite-L.jpg

Os sóis jovens da nebulosa NGC 7129 por Robert Gendler, Roberto Colombari, Eric Recurt e Adam Block (Dados adicionais: Telescópio Subaru)

Jovens sóis residem dentro da poeirenta nebulosa NGC 7129, situada a cerca de 3.000 anos luz do Sol, na direção da constelação de Cepheus.

Enquanto essas estrelas ainda estão em tenra idade, com apenas alguns milhões de anos, provavelmente nosso Sol se formou em um berçário estelar similar há mais de 4,5 bilhões de anos.

O mais notável nessa imagem são as belíssimas nuvens de poeira cósmica azuladas que refletem as luzes das jovens estrelas nas proximidades.

No entanto, os compactos formatos crescentes em vermelho profundo também indicam estruturas estelares energéticas. Tratam-se dos objetos de Herbig-Haro, com sua forma e cor característica do gás hidrogênio brilhante gás em choque com os jatos emanados pelas estrelas recém nascidas.

Filamentos extensos mais pálidos com emissão avermelhada mesclados com as cores azuladas das nuvens são gerados pelos grãos de poeira que efetivamente convertem a radiação ultravioleta estelar invisível para o vermelho visível através do processo denominado fotoluminescência.

No futuro distante a nuvem do gás natal da região será dispersada e as estrelas irão derivar para longe de suas origens, à medida que o aglomerado estelar aberto navega em órbita do centro da Via Láctea.

O processamento desta notável paisagem composta revelou veios tênues vermelhos de emissão acima e à direita. Eles foram reconhecidos recentemente como uma provável remanescente de supernova que está atualmente sendo analisada por Bo Reipurth (Universidade do Hawaii). O cientista obteve os dados através do Telescópio Subaru.

Na distância estimada onde se localiza a nebulosa NGC 7129, essa visão telescópica cobre uma área de 40 anos luz.

Fonte

APOD: Young Suns of NGC 7129 – Créditos da Imagem©: Robert GendlerRoberto ColombariEric RecurtAdam Block – Dados adicionais: Subaru (NAOJ)

._._.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Reinaldo da Silva on 25/09/2016 at 05:23
    • Responder

    Sr Professor
    Dar para dizer que esta dispersão vai acontecer algum dia, ou ela já está ocorrendo já gradativamente em nossos dias?

    1. A dispersão já poderá estar a ocorrer mas a sua luz ainda não chegou cá 😉

      Como aqui:
      http://www.astropt.org/2010/12/30/pilares-da-criacao-desaparecem/

      abraços

    • Reinaldo da Silva on 17/09/2016 at 20:33
    • Responder

    Sr professor gostaria de entender a expressão citada:
    “No futuro distante a nuvem do gás natal da região será dispersada e as estrelas irão derivar para longe de suas origens”
    Como assim será dispensada? O que levará ela a se dispersar?
    O que levará as estrelas em questão a derivar para longe de suas origens?

    1. Vão fazer o “mesmo” percurso que o Sol. 😉

      As estrelas costumam nascer em berçários estelares. Com o surgimento (nascimento) de estrelas gigantes, que morrem rápido, esses berçários dispersam-se devido ao vento solar e radiação das estrelas jovens e sobretudo da explosão das estrelas gigantes formadas “recentemente” 😉

      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights