Marte e Saturno em movimento retrógrado nos céus

http://apod.nasa.gov/apod/image/1609/MaSa2016Tezel.jpg

Marte e Saturno em movimento retrógrado nos céus, de dezembro de 2015 até setembro de 2016, por Tunç Tezel

Os planetas Marte e Saturno têm passado grande parte do ano notavelmente próximos nos céus.

Em uma sequência de exposições, o astrofotógrafo Tunç Tezel capturou imagens desses planetas desde dezembro de 2015 até setembro de 2016 nesse panorama celeste composto que segue o movimento perto da oposição, justamente acima da brilhante estrela Antares e próximo do bojo central da Via Láctea (à esquerda).

Na imagem abaixo estão anotadas as datas de cada posição de Marte ao longo do tempo.

http://apod.nasa.gov/apod/ap160915.html

Trata-se da mesma imagem dos movimentos de Marte e Saturno por Tunç Tezel com anotações. As datas estão no formado MM/DD (mês/dia). Assim, as tomadas de Marte começam em 31/01/2016 e vão até 11/09/2016.

No vídeo correspondente abaixo, o movimento aparente de Saturno é visto para trás e para frente ao longo de um achatado loop compacto, enquanto que Marte traça um S reverso em maior escala desde um ponto superior à direita até abaixo à esquerda na sequência.

Embora possa parecer diferente sob o nosso ponto de vista, tanto Marte quanto Saturno obviamente não sofrem reversão em suas órbitas. Na verdade, seu movimento retrógrado nos céus em relação ao fundo de estrelas é um reflexo do movimento da órbita terrestre. O movimento retrógrado de planetas pode ser visto cada vez que a Terra ultrapassa as voltas dos planetas que orbitam mais distantes do Sol, quando a Terra se move relativamente mais rápido através da sua órbita própria relativamente mais próxima. Confira no diagrama abaixo:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Retrograde_Motion.bjb.svg

Movimento retrógrado de um planeta.

Fonte

APOD: Retrograde Mars and Saturn – Crédito da imagem©: Tunç Tezel (TWAN)

._._.

1 ping

  1. […] Recentemente, Marte apresentou-se em movimento retrógrado aparente nos céus, conforme podemos ler aqui: Marte e Saturno em movimento retrógrado nos céus por Tunç Tezel (TWAN) […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights