M33: as nuvens de hidrogênio da galáxia do Triângulo

http://apod.nasa.gov/apod/image/1610/m33_brc_lrgb_ha_hiresPivato.jpg

M33 por Danilo Pivato e Gimmi Ratto

A majestosa galáxia espiral M33 parece possuir bem mais que deveria da sua quota esperada de gás hidrogênio brilhante.

M33 é um importante membro do grupo local de galáxias. Também conhecida como a Galáxia do Triângulo, ela reside a cerca de 3 milhões de anos luz da nossa galáxia e seu diâmetro mede cerca de 60.000 anos luz.

Esse retrato telescópico enfatiza as nuvens de avermelhado hidrogênio ionizado, ou seja, suas regiões HII. Espalhando-se ao logo dos seus esparsos braços espirais que se juntam no núcleo da M33, as gigantescas regiões HII são alguns de seus maiores berçários estelares, os locais de nascimento de estrelas ultra massivas e de vida bem curta.

A radiação em intenso ultravioleta originada das suas luminosas e massivas estrelas ioniza o gás hidrogênio circundante e consequentemente é responsável pelo característico brilho avermelhado.

Para enriquecer a composição fotográfica, dados de faixa de frequência mais larga foram utilizados para produzir uma visão colorida da M33 e foram combinados com os dados em banda estreita registrados através de filtro hidrogênio-alfa. Esse tipo de filtro permite passar a luz da linha de emissão mais visível do hidrogênio.

Fonte

APOD: The Hydrogen Clouds of M33 – Crédito da imagem©: Danilo Pivato, Gimmi Ratto

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights