Meteorito em Marte

Crédito: NASA/JPL/ASU

Crédito: NASA/JPL/ASU

Marte é um planeta magnífico para se descobrir meteoritos. Não há grandes motivos para erosão (vento e água) nem para se “esconderem” no subsolo. A fina atmosfera também não os desintegra na descida. Sem humidade nem oxigénio, e estando à superfície, os meteoritos encontrados estão em perfeitas condições para serem estudados.

Como fator adicional, o facto de Marte se encontrar mais perto da Cintura de Asteróides faz com que tenha uma maior probabilidade de receber rochas espaciais.

Crédito: NASA/JPL/ASU

Crédito: NASA/JPL/ASU

Assim, sem surpresas, apesar de ser um planeta enorme (em relação ao que se anda), os rovers (Spirit, Opportunity, Curiosity) têm encontrado meteoritos. O rover Curiosity já tinha encontrado meteoritos no passado. Agora, no passado dia 30 de Outubro de 2016, encontrou mais um.

Crédito: NASA/JPL/ASU

Crédito: NASA/JPL/ASU

É uma pequena rocha extramarciana cinzenta, constituída provavelmente por ferro e níquel, com feições peculiares normalmente encontradas em meteoritos metálicos.

Crédito: NASA/JPL/ASU

Crédito: NASA/JPL/ASU

Fonte: EarthSky

2 comentários

  1. Sendo um meteorito, não deveria haver uma cratera, mesmo que pequena?

    1. Sim, pode haver. Mas dependendo da inclinação da queda, ele pode ter saltado, e finalmente ter parado naquele local 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights