Schiaparelli “avistado”

Crédito: NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona

A mais recente missão europeia a Marte, ExoMars 2016, conseguiu colocar em órbita a sonda Trace Gas Orbiter, no entanto não conseguiu colocar na superfície do planeta o módulo Schiaparelli.

A câmera HiRISE da Mars Reconnaissance Orbiter observou o local de pouso do módulo Schiaparelli. Na fotografia veem-se os diferentes componentes associados à descida do módulo até à superfície marciana: o escudo térmico frontal, o escudo térmico traseiro e o para-quedas. Também se vê o provável local de impacto, uma mancha difusa e escura, de onde a poeira marciana saiu e onde foi criada uma cratera com cerca de 50 cm de profundidade, devido ao impacto de um objeto de 300 kg, a uma velocidade de algumas centenas de km/h.

Atualmente, pensa-se que o para-quedas e o escudo térmico traseiro foram ejetados do Schiaparelli mais cedo do que o previsto. Pensa-se também que o módulo Schiaparelli disparou os seus propulsores por apenas alguns segundos antes de cair no chão de uma altura de 2-4 km e atingir a superfície a mais de 300 km/h.

Gif animado Schiaparelli