Descoberto objeto gelado com uma órbita de 20.000 anos

Ilustração artística do sistema solar exterior. Crédito: NASA / ESA / G. Bacon

Ilustração artística do sistema solar exterior.
Crédito: NASA / ESA / G. Bacon

Foi descoberto um novo mundo gelado para lá da órbita de Plutão.
O seu nome provisório é L91.
Não se sabe nada sobre este objeto, incluindo o seu tamanho, massa e composição.
A sua órbita demora cerca de 20.000 anos terrestres.
Esta rocha gelada nunca vem mais perto do que 50 Unidades Astronómicas (UA) de distância do Sol, e no seu ponto mais distante fica a incríveis 1.430 UA de distância do Sol. Não se sabe porque tem uma órbita tão exótica – é uma órbita ainda mais alongada do que a de Sedna. No entanto, é uma órbita condizente com o plano do sistema solar.

Fontes: Science Magazine, Nature

2 comentários

  1. Desculpem-me mas os senhores começam o assunto dizendo que não se sabe nada sobre o tal mundo gelado, porém dizem categoricamente sobre sua órbita! É possível confiar nas certezas dos senhores?

    1. A estas distâncias, mesmo as órbitas têm obviamente um elevado grau de incerteza, dependendo da quantidade de medições que foram feitas.

      Se o Paulo olhar para o seu horizonte e vir a 3 kms de distância um ponto/mancha negra a mover-se, talvez seja capaz de medir o caminho desse ponto. Vê onde o viu primeiro, depois vê novamente passados 5 minutos, depois vê passados mais 5 minutos, a seguir vê passados mais 5 minutos… e com 4 pontos (bastam 2) fica já a saber donde ele vinha, para onde ia, e quanto tempo demorou entre esses 4 pontos. Fica a saber a “órbita”.

      No entanto, tendo em conta que só vê um “ponto negro”, não sabe se é um barco, um camião, um carro, 3 pessoas a fazer acrobacias, etc.

      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights