Substâncias Primárias

Em química, quando falamos em substâncias primárias estamos a referir-nos a substâncias usadas para padronizar ou determinar a quantidade de outras substâncias, geralmente através de uma volumetria/titulação.

O que é uma substância primária?

giphy

Como é uma substância que nos vai ajudar a determinar a quantidade exacta de outra substância, ela terá que preencher determinados requisitos:

  • Tem que ser pura, isto é, não pode conter impurezas em quantidades tais que possam influenciar a precisão da análise (a percentagem de impurezas tem de ser inferior a 0,05-0,1%)
  • Tem de ser estável, quer no estado sólido, quer em solução, isto é, não deve reagir facilmente com outras substâncias em presença. Por exemplo, não pode perder peso por exposição ao ar (por volatilização, por perda de água de cristalização, etc.), nem reagir com qualquer outra substância presente na atmosfera.
  • Deve ser fácil de secar não ser higroscópica.

Além destas condições, deve ainda escolher-se as substâncias que tenham maior massa molecular , de forma a diminuir o erro relativo cometido na pesagem, aumentando, assim, a precisão da análise.

 

Também aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights