A poeirenta galáxia NGC 253 por Dietmar Hager e Eric Benson

A poeirenta galáxia NGC 253 – crédito da imagem©: Dietmar Hager e Eric Benson

A luminosa NGC 253 é uma das mais brilhantes galáxias espirais visíveis no céu com auxílio de instrumentos, mas também é uma das mais “sujas de poeira”.

Essa galáxia é conhecida popularmente como “Galáxia do Dólar de Prata” (Silver Dollar Galaxy), devido à sua aparência na visão de pequenos telescópios ou também como a “Galáxia do Escultor”, justamente por residir na direção da borda da constelação do Escultor.

Estudada primeiramente em 1783 pela astrônoma e matemática Caroline Herschel, esse poeirento ‘universo-ilha’ dista da Terra ‘meramente’ 10 milhões de anos-luz.

Medindo cerca de 70.000 anos luz de diâmetro, a galáxia espiral NGC 253 é o maior dos membros do Grupo de Galáxias do Escultor, o grupo de galáxias mais próximo do nosso Grupo Local de Galáxias, onde reside a nossa Via Láctea.

Em adição às suas raias espirais de poeira, gavinhas de pó parecem se elevar a partir do disco do plano galáctico, entrelaçadas com jovens aglomerados estelares e regiões de formação estelar, retratados nessa imagem colorida em destaque.

O alto grau de conteúdo de poeira cósmica acompanha uma frenética atividade de formação estelar, o que concede à galáxia NGC 253 a designação de uma “galáxia com surto explosivo de formação estelar” (Starburst Galaxy).

Sabemos outrossim que a galáxia NGC 253 é uma forte fonte de radiação de alta energia, emanando raios-X e raios gama, provavelmente devido à atividade dos massivos buracos negros que habitam perto do núcleo da galáxia.

APOD: NGC 253: Dusty Island Universe – crédito da imagem©: Dietmar HagerEric Benson