Nascimento de um Buraco Negro?

Ilustração artística de um buraco negro (Cygnus X-1) à medida que puxa matéria de uma companheira estrela azul. Créditos: NASA / CXC / M.Weiss

Ilustração artística de um buraco negro (Cygnus X-1) à medida que puxa matéria de uma companheira estrela azul.
Créditos: NASA / CXC / M.Weiss

Como sabemos, quando uma estrela massiva encerra a sua vida, ela colapsa gravitacionalmente. Se ela possuir massa suficiente, esse colapso gera um buraco negro.

Ver a formação de um buraco negro é algo que os astrônomos estão buscando desde sempre, pois além de ser um evento magnífico levaria a um verdadeiro tesouro de descobertas científicas.

De acordo com um estudo recente, pode ser que isso tenha acontecido.

Ilustração artística de uma estrela na sua fase de gigante vermelha. Créditos: CAASTRO / Mats Björklund (Magipics)

Ilustração artística de uma estrela na sua fase de gigante vermelha.
Créditos: CAASTRO / Mats Björklund (Magipics)

O final da vida das estrelas é algo relativamente bem conhecido e mapeado: estrelas de grande massa se transformam em supernovas, e depois a estrela de nêutrons remanescente pode se transformar num buraco negro dependendo da sua massa.

Existem casos extremos onde a etapa da supernova é passada, e uma estrela de grande massa se transforma diretamente num buraco negro.

E foi nisso que o estudo da estrela N6946-BH1 focou.
Essa estrela tem 25 vezes a massa do Sol e está localizada a aproximadamente 20 milhões de anos-luz de distância da Terra.
Ela pode ter se transformado diretamente num buraco negro sem passar pela fase de supernova.

A equipa de astrônomos usou o LBT, Large Binnocular Telescope, para estudar a luminosidade da estrela entre os anos de 2009 e 2015, e notaram uma grande mudança na estrela.

Em 2009 a estrela apresentou algo parecido com uma explosão e em 2015 ela já não podia mais ser observada nos comprimentos de onda da luz visível.

Os astrônomos consultaram outros estudos e até dados do Hubble e isso foi realmente confirmado.

A equipa considerou todas as possibilidades possíveis para o apagamento da estrela, mas nada se encaixava nos dados observados, a não ser a hipótese de uma supernova falhada que deu origem diretamente a um buraco negro.

Os astrônomos ainda pretendem estudar a estrela com outros observatórios espaciais como o Spitzer e o Chandra para tentar encontrar alguma assinatura nos raios-X e no infravermelho, além de esperarem pelos próximos grandes telescópios para que se possa observar a estrela e tentar achá-la ali.

Se confirmada a formação de um buraco negro direto, essa seria uma das mais surpreendentes observações da história da astronomia, algo que os astrônomos perseguem há anos e que poderia confirmar várias outras hipóteses.

Por fim, lembro que devido à distância, nós estamos testemunhando algo que aconteceu há 20 milhões de anos atrás com a estrela.
Embora para ela seja uma notícia velha, para nós é algo que pode mudar a história da astronomia.

Fonte: Universe Today, Artigo Científico

2 comentários

  1. Professor eu jurava que logo após uma Supernova dependendo de fatores ela se tornaria uma estrela de Neutrons ou Buraco Negro

    1. Sim, é isso 😉

      Sendo que os fatores em causa é a massa da estrela 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights