Google+

«

»

Nov 30

Vênus é um planeta geologicamente ativo?

A resposta é: provavelmente sim, mas ainda não conseguimos provar.

Crédito: NASA / JPL e ESA

Crédito: NASA / JPL e ESA

Vênus tem uma cobertura de nuvens muito espessa que impede que possamos ver a sua superfície de maneira clara e cristalina. Normalmente é preciso usar dados de radar ou imagens feitas pelas sondas que observaram Vênus.

Para se concluir que um objeto é geologicamente ativo, para provar que existe determinada atividade, é preciso existir observações de longo prazo.

Embora não se possa ainda provar totalmente que Vênus é geologicamente ativo, existe um conjunto grande de evidências que indicam que sim.

Um estudo recente que combinou dados de duas sondas importantes que vasculharam Vênus, a Magalhães e a Venus Express, adicionou um elemento a mais nesse conjunto de evidências.

Os pesquisadores mergulharam nos dados de arquivos dessas sondas e encontraram imagens de alta resolução que indicavam que existiam cinco fluxos de lava distintos num dos vulcões de Vênus, o Idunn Mons.

Ao combinar os dados de imagens com dados que identificam emissões térmicas, eles descobriram que 3 desses fluxos se ajustavam muito bem à distribuição de calor registado, sugerindo que eram derramamentos recentes, sobrepostos por outros mais antigos.

Será que essa seria a prova definitiva para a atividade geológica em Vênus?
Ainda não, mas a resposta parece estar perto.

Tanto a ESA como a NASA, pretendem lançar na década de 2020 sondas para estudar se Vênus é ou não é geologicamente ativo.
A missão da NASA se chama Veritas e deve mapear em alta resolução e monitorar uma possível atividade no planeta a partir de 2021.
A missão da ESA se chama EnVision e deve ser lançada em 2025.

Fonte: Sky & Telescope

Acerca do autor(a)

Sérgio Sancevero

Formado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Engenharia do Petróleo pela Universidade de Campinas (UNICAMP), e Doutor em Geociências também pela Universidade de Campinas (UNICAMP).
Divulgador de Astronomia no SpaceToday.

1 ping

  1. Astropaleobiologia: Uma ciência embrionária | Colecionadores de Ossos

    […] S. Vênus é um planeta geologicamente ativo?. Disponível em: <http://www.astropt.org/2016/11/30/venus-e-um-planeta-geologicamente-ativo/&gt;. Acesso em: 4 de mar. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>