Descoberta Super-Terra próxima do nosso Sistema Solar

Ilustração artística de uma super-Terra. Crédito: Credit: NASA / Ames / JPL-Caltech

Ilustração artística de uma super-Terra.
Crédito: Credit: NASA / Ames / JPL-Caltech

Recentemente, um grupo de pesquisadores descobriu um exoplaneta com características intrigantes.

Esse exoplaneta recém-descoberto pode ser classificado como sendo uma super-Terra, ou seja, ele tem uma massa um pouco maior do que a massa do nosso planeta.

As super-Terras são os exoplanetas que possuem entre 1 e 15 vezes a massa da Terra.
Esse especificamente tem 5 vezes a massa da Terra.

O exoplaneta foi descoberto orbitando uma estrela do tipo anã vermelha conhecida como GJ 536, localizada a apenas 32.7 anos-luz de distância da Terra.

O exoplaneta orbita sua estrela a uma distância de 0.06661 UA e tem um período orbital equivalente a 9 dias terrestres.

A descoberta foi feita utilizando o equipamento HARPS do ESO, e mais uma vez foi utilizada a técnica da velocidade radial, a mesma técnica que foi usada para descobrir o proxima-b.

Com a técnica da velocidade radial, além de descobrir exoplanetas é possível obter informações sobre a estrela, como seu período de rotação e seu ciclo magnético.

Essa estrela possui um período de rotação de 44 dias e um ciclo magnético de 3 anos. Comparando com o Sol, a nossa estrela tem um período de rotação de 25 dias e um ciclo magnético de 11 anos.

Essa descoberta é muito importante, pois consolida as anãs vermelhas como estrelas onde se pode mesmo procurar pelos exoplanetas, além disso, os cientistas pensam que existem mais planetas ao redor dessa estrela que continuará a ser monitorada.

Por fim, o brilho da estrela e a posição do exoplaneta faz dele um excelente candidato para a realização de estudos espectroscópicos com a finalidade de estudar a composição da sua atmosfera.

Fontes: Futurism, Universe Today, Artigo Científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights