Oceano no Coração de Plutão

Trabalho artístico por Pam Engebretson. Cortesia de UC Santa Cruz.

Trabalho artístico por Pam Engebretson. Cortesia de UC Santa Cruz.

Já falei da provável existência de um oceano na subsuperfície de Plutão.

E desde então, as evidências só aumentam.

Crédito: James Keane

Crédito: James Keane

A ideia dos pesquisadores analisando os dados da New Horizons, é que abaixo da Sputnik Planitia existe um oceano, mas esse oceano não é líquido, ele é mais viscoso – lembra a consistência de um refrigerante semi congelado.

Mas para que exista esse material viscoso em Plutão, seria necessário um tipo de calor, e Plutão não tem força de maré como as luas congeladas de Júpiter e Saturno para manter o interior derretido, então como pode ser isso?

O calor de Plutão é gerado pelo decaimento radioativo na parte rochosa do interior do planeta anão.

E ainda deve existir amônia misturada com a água, onde a amônia funciona como um agente anti-congelante.

Esse oceano de Plutão seria também o responsável pelas fraturas existentes na superfície do objeto, ou seja, mais uma evidência para a presença desse oceano.

Outra evidência para a presença de um oceano abaixo da Sputnik Planitia, nasce do facto da feição estar sempre apontando para o lado oposto de Caronte.

Para que isso aconteça, provavelmente deve existir uma massa abaixo da planície, e de acordo com os modelos feitos, a ideia é que essa massa extra venha do oceano.

Outra evidência para que o oceano de Plutão não se congele está no facto de como já foi mostrado em outros estudos, o nitrogênio líquido não pode se congelar, pois é esse nitrogênio que vai moldando a superfície do objeto. Então deve haver algum ponto de calor ali que mantém o oceano derretido.

Fontes: Universe Today, Astronomy Now, Sky & Telescope

1 ping

  1. […] sobre Plutão, artigos que mostram estudos feitos principalmente sobre a Sputnik Planitia, sobre o possível oceano na sua subsuperfície, sobre o papel dela na orientação da órbita de Plutão, entre outras […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights