Telescópio Espacial James Webb

Crédito: Space Telescope Science Institute

Crédito: Space Telescope Science Institute

O Telescópio Espacial James Webb será o sucessor do Hubble.
Entre outros objetivos, este telescópio espiará as primeiras galáxias do universo, verá através das nuvens de poeira, e estudará a atmosfera de exoplanetas.

O seu lançamento será em 2018.
A partir desse ano, espera-se mais uma revolução na astronomia.

Fonte: James Webb Space Telescope

O Gigantismo do Telescópio Espacial James Webb

O Hubble tem sido o telescópio mais produtivo na história da astronomia, mas o seu sucessor, o Telescópio Espacial James Webb, deve superá-lo de muitas maneiras.

O James Webb será capaz de olhar para o passado, quando as primeiras estrelas e as primeiras galáxias do universo se formaram.
Além disso, o James Webb irá pesquisar a atmosfera dos exoplanetas ao redor de outras estrelas procurando por sinais de vida.

Para conseguir realizar esses objetivos, a NASA e seus parceiros estão construindo a maior, a mais complexa e a mais cara missão científica já realizada.

Nesse processo, os engenheiros têm levado a tecnologia ao limite, com espelhos mais leves e mais resistentes, feitos de berílio e cobertos por ouro para uma melhor reflexão da luz infravermelha.
Isolamento de calor com um escudo do tamanho de uma quadra de tênis e instrumentos que irão trabalhar na congelante temperatura de 230 graus Celsius negativos.

O James Webb é tão gigantesco que para o lançamento o telescópio como um todo estará dobrado dentro do foguete.
Depois do lançamento, o telescópio viajará por 30 dias, por 1.5 milhões de quilômetros, até chegar à sua posição final, e então será cuidadosamente desdobrado.

Primeiro, os painéis solares serão desdobrados para dar energia ao telescópio. Depois, as antenas de comunicação serão colocadas no seu lugar. Depois, o escudo solar será aberto para proteger os delicados instrumentos do calor do Sol.

Um braço será esticado para colocar o espelho secundário na sua posição correta. E finalmente, as laterais serão abertas para completar a montagem do espelho primário no espaço.

Os cientistas irão esperar muitas semanas até que o telescópio esfrie, enquanto eles fazem um posicionamento fino do telescópio e ajustam os 18 segmentos do espelho primário.

Só depois de 2 meses no espaço, é que o James Webb estará apto a desvendar os mistérios do cosmos.

Fonte: Science Magazine

10 Factos sobre o Telescópio Espacial James Webb

1: o telescópio tem esse nome em homenagem a James Webb, que foi o segundo administrador na história da NASA, além de ter sido líder de muitos projetos espaciais da NASA.

2: o James Webb tem uma altura equivalente a um prédio de 3 andares, e é do tamanho de uma quadra de tênis. Com essas dimensões, ele será o maior telescópio já lançado no espaço.

3: o James Webb será 100 vezes mais poderoso que o Hubble. Embora não sejam iguais, pois o James Webb irá operar basicamente no infravermelho, ele irá complementar o trabalho do Hubble até 2021 e depois será seu sucessor.

4: ele é tão grande que para ser lançado ao espaço e caber na coifa do foguete que o lançará, que tem somente 5.5 metros de largura, precisará ser dobrado.

5: os espelhos do James Webb são cobertos por uma fina camada de ouro que tem cerca de 1000 átomos de espessura. O objetivo é otimizar a refletividade no infravermelho.

6: o James Webb será lançado da Guiana Francesa, em Outubro de 2018, a bordo de um foguete Ariane da Agência Espacial Europeia. A Guiana é um lugar bom para lançar foguetes, pois está perto do equador e isso dará ao foguete um empurrão extra.

7: o James Webb ficará numa órbita a 1.5 milhão de quilômetros da Terra, no chamado ponto de lagrange L2, onde o telescópio irá operar a uma temperatura de -234 graus Celsius.

8: o James Webb irá observar o universo no infravermelho, com detalhes sem precedentes na história da astronomia: irá observar as primeiras galáxias do universo, estudará exoplanetas, e tentará responder a questões importantes para a astronomia sobre a matéria e energia escura.

9: o seu escudo de calor composto por 5 camadas tem um fator de proteção solar de 1 milhão.

10: o James Webb é uma parceria internacional da NASA, ESA e Agência Espacial Canadense. Mas cientistas do mundo inteiro poderão usar a sua incrível tecnologia para desvendar os mistérios do universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights