AE Aurigae e a Nebulosa da Estrela Flamejante

https://apod.nasa.gov/apod/image/1612/ic405s_2block.jpg

IC 405 por Adam Block

Uma massiva estrela em fuga ilumina a “Nebulosa da Estrela Flamejante”, nessa paisagem cósmica.

Essa nebulosa está catalogada como IC 405. Suas nuvens interestelares de gás e poeira cósmica residem a cerca de 1.500 anos-luz na direção da constelação de Auriga.

AE Aurigae (o objeto muito brilhante na parte superior esquerda do quadro) é uma estrela quente e massiva tipo O que se move rapidamente pelo espaço. Provavelmente AE Aurigae foi expulsa devido a uma interação multi-estelar nas vizinhanças da Nebulosa de Orion há milhões de anos.

Agora, perto de IC 405, a radiação ultravioleta ionizante da estrela super veloz fortalece o brilho avermelhado dos átomos excitados de hidrogênio cujos elétrons são ejetados e em seguida recombinam.

Sua intensa luz azulada é refletida através dos filamentos poeirentos da nebulosa. Como acontece com as estrelas muito massivas, AE Aurigae terá uma vida curta e sofrerá uma furiosa explosão de supernova, quando seu suprimento de combustível nuclear se esgotar.

Essa fotografia colorida telescópica cobre uma área de cerca de 5 anos-luz na distância estimada da “Nebulosa da Estrela Flamejante.

Fonte

APOD: Flaming Star Nebula – crédito da imagem©: Adam BlockMt. Lemmon SkyCenterUniv. Arizona

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights