NGC 7331 e o Quinteto de Stephan em Pegasus

Galáxias em Pegasus por Péter Feltóti

Essa visão telescópica de campo largo revela galáxias espalhadas além das estrelas da nossa Galáxia Via Láctea na fronteira norte da constelação do Cavalo Alado, Pegasus.

Em destaque acima e à direita surge a belíssima galáxia espiral NGC 7331. Esse universo-ilha reside a ‘apenas’ 50 milhões de anos luz e consiste em uma das mais notáveis e brilhantes galáxias que não foram incluídas no famoso catálogo de objetos difusos de Charles Messier no século XVIII.

O embolado grupo de galáxias abaixo e à esquerda é o também notório Quinteto de Stephan, o qual reside a 300 milhões de anos luz da Terra.

Esse quinteto ilustra dramaticamente uma múltipla colisão de galáxias. Suas poderosas interações em andamento posaram aqui para esse panorama cósmico.

Nos céus o quinteto e a NGC 7331 estão separados por cerca de meio grau, o que equivale ao tamanho aparente da Lua Cheia.

Veja os trabalhos do astrofotógrafo Péter Feltóti.

Os objetos mais importantes da imagem principal estão anotados.

Fontes