Onde está o Gelo de Ceres?

Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA / PSI

À primeira vista, o planeta-anão Ceres parece ser simplesmente um mundo rochoso, repleto de crateras, e com alguns pontos brilhantes na sua superfície (que são formados por uma mistura de sais, e não por gelo).

Mas Ceres está localizado no cinturão de asteroides.
Será que nessa região, tão longe do Sol, Ceres não teria gelo de água?

A resposta é fácil: tem gelo de água em todo o lado.

Porém, é preciso entender a diferença entre o gelo de água que existe na subsuperfície e o gelo de água que existe na superfície do planeta-anão.

Um estudo recente mostrou que a subsuperfície de Ceres está cheia de gelo de água. Nas latitude maiores, esse gelo da subsuperfície fica mais perto da superfície do planeta-anão.

Ao estudar Ceres com o instrumento GRaND a bordo da sonda Dawn, os cientistas concluíram que em vez de Ceres ter uma camada de gelo sólida na subsuperfície, na verdade ele possui uma camada de rocha bem porosa e o gelo de água preenche esses poros, representando 10% do peso total.

Esses resultados confirmam algo que os pesquisadores previram décadas atrás: o gelo poderia sobreviver por bilhões de anos, logo abaixo da superfície de Ceres.

E na superfície de Ceres, é possível encontrar gelo de água?

Como todo objeto repleto de crateras, existem muitas crateras, ou pelo menos muitas secções de crateras, que estão constantemente nas sombras.

Essa situação cria o que os pesquisadores chamam de armadilha gelada.
Num estudo recente, nessas regiões foram identificados depósitos de gelo na superfície de Ceres.

Esse tipo de situação é observada na Lua e até mesmo em Mercúrio já foi identificado gelo de água na superfície, em crateras que ficam constantemente nas sombras.

Uma questão que ainda não tem uma resposta definitiva é sobre a origem desse gelo: ele poderia vir da crosta rica em gelo de Ceres ou vir do espaço. Para saber isso, estudos posteriores serão necessários.

Com esses estudos podemos definitivamente marcar mais um mundo no sistema solar onde existe água, porém congelada.

Mas e no passado, será que essa água era líquida? Já foi líquida em algum momento? Se sim, o que pensar sobre a vida? Será que Ceres teve no passado condições para abrigar a vida?

Fonte: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights