Planetas de Star Wars

Stormtroopers, no novo filme de Star Wars, Rogue One, andam sobre a água de um planeta oceânico.
Créditos: Disney / Lucasfilm Ltd. & TM.

No universo de Star Wars, podemos encontrar os mais variados tipos de planetas: congelados, cobertos por água, desérticos, em órbita de dois sóis, cobertos por florestas, etc.

Atualmente, já descobrimos mais de 3400 exoplanetas.
Será que alguns desses exoplanetas serão parecidos com os mundos de Star Wars?

Observar a superfície de um exoplaneta ainda não é possível.
Porém, através de técnicas avançadas de simulação computacional, os cientistas podem nos levar para uma viagem por esses mundos.

Vamos começar por um dos mais famosos planetas de Star Wars: Tatooine, o planeta com dois sóis.
Os cientistas já sabem que essa situação é comum. Muitas estrelas são binárias e muitas delas podem ter planetas.
Um bom exemplo desse tipo de planeta é o Kepler-16b, do tamanho do planeta Saturno, localizado a 200 anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação do Cisne.

O segundo tipo de planeta é o mundo desértico. Exemplos de Star Wars: Jakku e Jedah.
Mundos desérticos não são difíceis de serem encontrados, e temos um aqui do nosso lado: o planeta Marte. Totalmente árido e pode ser frio como Jedha, ou quente como Jakku.
Uma coisa é certa: mundos desérticos são muito comuns na nossa galáxia.

Outra classe interessante de planetas, são os planetas congelados como Hoth.
Os cientistas descobriram um exoplaneta assim na nossa galáxia, uma super-Terra congelada que foi descoberta em 2006. O exoplaneta é chamado de OGLE 2005-BLG-390L. Além disso, no nosso próprio Sistema Solar, mundos congelados chamam a nossa atenção, como Encélado e Europa.

A água parece ser um elemento importante não só na realidade mas também na ficção. Na realidade, o planeta mais importante de ser estudado é a Terra, o único planeta com vida; e tendo essa vida começado na água, daí a importância desse elemento. Nós ainda não descobrimos exoplanetas como Kamino e Scarif, mas novamente as luas Encélado e Europa chamam a atenção pois abrigam oceanos globais internos.

Os planetas Endor e Takodana são mundos verdes parecidos com a Terra.
Porém, os astrobiólogos alertam para o facto de que um exoplaneta pode até ter vegetação, mas essa vegetação não necessariamente será verde: ela pode ser vermelha, preta, ou até mesmo um arco-íris. Por exemplo, em Proxima b, de acordo com as especulações, poderia ter uma coloração roxa.

A nave de Obi-Wan Kenobi pousa no mundo oceânico Kamino.
Na nossa galáxia, Kepler-22b poderá ser uma super-Terra com um super-oceano.
Créditos: Disney / Lucasfilm Ltd. & TM.

Embora a miríade de planetas seja semelhante na ficção e na realidade, a ficção está anos-luz na frente em relação à vida: cada planeta tem seu tipo de ser inteligente.
Isso ainda não conseguimos confirmar. No entanto, os próximos anos serão decisivos para isso, já que missões como o Telescópio Espacial James Webb e o TESS serão lançadas com o objetivo de caracterizar a atmosfera desses exoplanetas e quem sabe encontrar algum onde a vida pudesse proliferar.

Enquanto isso, aproveitem o mais novo filme da saga, Rogue One!

Fonte: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights