Ciclo de Vida Estelar

Uma pequena nuvem de gás e poeira contém uma jovem estrela que está a ser formada a cerca de 20.000 anos-luz da Terra.
Créditos: Raios-X – NASA/CXC/SAO/M. McCollough et al.; Rádio: ASIAA/SAO/SMA

O Observatório de raios-X Chandra e o Smithsonian’s Submillimeter Array (SMA) observaram uma nuvem de gás e poeira que está a formar estrelas.
Essa nuvem reflete raios-X de Cygnus X-3, um sistema em que uma estrela massiva está lentamente a ser devorada pelo seu companheiro (uma estrela de neutrões ou um buraco negro).

A nuvem e Cygnus X-3 estão muito perto. Conseguirmos separar os dois é um incrível feito da astronomia. A separação entre eles é equivalente ao diâmetro de uma pequeníssima moeda (penny) de 2 centímetros a cerca de 250 metros de distância!
Devido à sua proximidade, a nuvem foi apelidada de “Pequeno Amigo”.

A nuvem é relativamente pequena: só tem 0,7 anos-luz em diâmetro.
Encontra-se a cerca de 20.000 anos-luz de distância da Terra.
A sua massa é de 2 a 24 vezes a massa do Sol.
Ela é um “Glóbulo de Bok“, uma pequena e densa nuvem onde as estrelas nascem.

Os dados do SMA revelam a presença de um jato ou fluxo saindo do “Pequeno Amigo”, sinal de que uma estrela começou a formar-se lá dentro. O “Pequeno Amigo” é um casulo interestelar.

Fonte: NASA

Cygnus X-3 é um binário de raios-X onde uma fonte compacta está a puxar material de uma companheira estelar massiva. Com a sua visão de raios-X, o Observatório Chandra conseguiu observar uma nuvem de gás e poeira que está separada por uma distância muito pequena de Cygnus X-3. Esta nuvem de gás, apelidada “Pequeno Amigo”, é um glóbulo de Bok, o primeiro detetado em raios-X e o mais distante já descoberto. Os astrónomos detetaram jatos produzidos pelo “Pequeno Amigo”, o que indica que uma estrela está a formar-se no seu interior.
Créditos: Raios-X – NASA/CXC/SAO/M. McCollough et al.; Rádio: ASIAA/SAO/SMA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights