Google+

«

»

Jan 08

Lucy e Psyche: as novas missões da NASA para o Sistema Solar

Esquerda: conceção artística da sonda Lucy a voar pelo Troiano Eurybates. Os Troianos são fósseis da formação planetária.
Direita: Psyche, a primeira missão ao mundo metálico 16 Psyche, que nos pode ensinar sobre os núcleos dos planetas interiores.
Créditos: SwRI e SSL / Peter Rubin

A NASA anunciou as duas missões selecionadas para o chamado Discovery Program. Esse programa foca missões para o Sistema Solar, para estudar objetos e alvos nunca antes visitados por sondas.

Depois de uma rodada com 5 finalistas que incluíam missões a Vênus e uma missão para fotografar os NEOs, as duas missões que foram selecionadas se chamam Lucy e Psyche.

A Lucy será uma missão com previsão de lançamento para 2021, cujo objetivo é explorar os objetos chamados de Troianos na órbita de Júpiter.

A Psyche é uma missão com previsão de lançamento para 2023, cujo objetivo é lançar uma sonda para estudar o asteroide 16 Psyche, um asteroide metálico feito de ferro e níquel, os mesmos constituintes do núcleo da Terra.

As duas missões terão como objetivo entender cada vez mais a origem e a evolução do nosso Sistema Solar.

Fontes: NASA, NASA, Discovery Program

Sérgio Sancevero

Formado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Engenharia do Petróleo pela Universidade de Campinas (UNICAMP), e Doutor em Geociências também pela Universidade de Campinas (UNICAMP).
Divulgador de Astronomia no SpaceToday.

1. Reinaldo da Silva

Boa iniciativa, é bom ter conhecimento e entender estes objetos até o momento pouco conhecidos.

AstroPT – Informação e Educação Científica is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache