Astrónomos observam galáxia bastante rara

Crédito: Ryan Beauchemin

A galáxia PGC 1000714 encontra-se a cerca de 359 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Parece ser uma galáxia única, com um núcleo central elíptico avermelhado (com 5,5 mil milhões de anos) rodeado por dois anéis circulares: um jovem anel exterior azul (130 milhões anos) e um surpreendente anel interior vermelho (mais velho) e difuso.

Os anéis galácticos são regiões onde as estrelas se formaram a partir da colisão de gases.
Burcin Mutlu-Pakdil, investigadora-principal deste estudo, disse: “As diferentes cores do anel interior e exterior sugerem que esta galáxia passou por dois períodos diferentes de formação”.

PGC 1000714 pertence provavelmente a um tipo de galáxia bastante rara: galáxia do tipo Hoag. As galáxias do tipo Hoag são constituídas por núcleos redondos rodeados por um anel circular, aparentemente separados fisicamente.
O Objeto de Hoag é precisamente uma galáxia em anel: uma galáxia com um anel azul (com jovens estrelas massivas) a rodear um corpo central amarelo-alaranjado (com estrelas velhas).

Tal como o Objeto de Hoag é provavelmente o resultado temporário de uma enorme colisão de galáxias, também PGC 1000714 é o provável resultado temporário de uma colisão de galáxias. Os autores deste estudo especulam que o anel exterior possa ser o resultado desta galáxia ter incorporado porções de uma galáxia anã rica em gás.

Fonte: Comunicado de Imprensa