Google+

«

»

Jan 11

A escala do Universo

A maioria das vezes, temos dificuldade em explicar os tamanhos dos objetos, relacionar as proporções e as respetivas escalas. Daí que seja frequente arranjarem-se exemplos ilustrativos de algumas proporções.

Por exemplo, é comum comparar-se o tamanho do núcleo do átomo de Rutherford em relação ao seu todo com uma mosca no meio de um campo de futebol, sendo a mosca o núcleo e o campo o tamanho total do átomo.

O local de onde retirei esta imagem ajuda-nos a compreender toda a escala do Universo, para isso basta fazer scroll no rato:

A escala do Universo

Imagem daqui

Ainda sobre a escala do Universo, podem consultar este texto de Marco Santos no Bitaites, local onde eu retirei esta imagem:

Texto também disponível aqui.

Ricardo Ferraz

Licenciado em Química (2002) e mestre em Química (2006) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Doutorado em Química Sustentável (2013) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Professor na Área Técnico-científica de Ciências Químicas e das Biomoléculas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto.
Tem trabalhado no desenvolvimento de novos fármacos e na utilização de Líquidos Iónicos como como compostos bioativos.
Colabora no blog Scientificus onde tenta provocar reações nas pessoas contando histórias da Ciência, dando especial atenção à Química