Isomerismo Conformacional

Aquifalámos de isomeria óptica, agora vamos falar de isomerismo conformacional

IMG_20131229_165438

Os isómeros conformacionais, designados por confórmeros, constituem um tipo muito específicos de isómeros. O isomerismo conformacional é um tipo de estereisomeria no qual um determinado confórmero se interconverte num outro confórmero da mesma molécula pela simples rotação das ligações simples, sem quebra de ligação. Os confórmeros são compostos que, devido à facilidade com que se interconvertem, são difíceis de separar fisicamente.Para um confórmero se interconverter no outro é necessário que a barreira energética para fazer rodar a ligação simples seja baixa.

Vejam aqui os diversos confórmeros do butano e as barreiras energéticas:

Outro exemplo bem estudado é o caso do ciclo-hexano e dos seus derivados.

O ciclo-hexano tem dois confórmeros : um de conformação em barco e outro de conformação em cadeira (já as vimos aqui).

chair and boat

ciclo-hexano

No caso do ciclo-hexano os seus confórmeros e a sua conversão pelos diferentes confórmeros demonstrou que se começarmos no confórmero em cadeira e o convertemos no outro confórmero em cadeia, os hidrogénios na posição axial irão passar para a posição axial e os hidrogénios na posição equatorial passam para a posição aixal.

O estudo dos diversos confórmeros do ciclo-hexano é fundamental para compreender as estruturas de moléculas biológicas com 6 lados – caso da glucose ou do quitosano (estrutura presente nos exoesqueletos dos crustáceos, principalmente caranguejos e camarões).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights