Eclipse de Agosto

Créditos: Jay Anderson; MODIS Satellite, NASA’s GSFC

A APOD de hoje traz o caminho que a sombra do eclipse fará sobre o continente americano na manhã de 21 de Agosto de 2017.

O caminho indicado é onde se verá o Eclipse Solar Total.
Perto desse caminho ver-se-à um Eclipse Parcial.

O mapa também mostra a probabilidade de existirem nuvens sobre os EUA, baseada nos dados históricos de Agosto em anos passados.
Onde se vê azul, é onde historicamente existem menos nuvens.

Tendo em conta a quantidade de câmeras que os americanos dispõem, prevê-se que este seja o eclipse mais fotografado de toda a História Humana.

Fonte: APOD

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Agradeço imensamente as explicações, a cada post, a cada “novo” que nos chega de informações.
    Como pensava, sabia que obteria respostas por aqui que se fala de ciência. Passei a olhar com outros olhares, mas prna que não são todas as pessoas que assim procuram, motivo pelo qual procuro para poder falar a quem não sabe. Nada é em vão, tudo se aproveita. Parabenizo pelos posts e a este do link que o Sr. Cavalcanti deixou, excelente artigo!

  2. Tá entendido. Obrigado.
    A questão é quando fala-se de muitas coisas, relacionam coisas irreais. Mas até aí ok, podem falar qualquer coisas. Torna-se um problema quando há falta de informação de lugares seguros e, por falta de conhecimento dão ouvidos a isso, e logo, gera uma falsa verdade para os leigos. Importante sites como este.
    E buscando esse conhecimento real, mais uma dúvida, para esclarecer, há mesmo algum corpo novo passando por aqui, ou se aproximando? E seria isso a causa de eventos naturais, como terremotos com maior frequência, recuo do mar, tsunamis, demais eventos, etc?
    Quando falam de que estão escondendo algo com faixas pretas nas imagens Sky penso que é irreal, mas tantos falando disso, gostaria que esclarecesse sobre isso, o que ha de real e pensamentos imaginativos ou irreais, distorção das informações. Obrigado

    1. o Google Sky não é um telescópio. Basta comprar um telescópio e ver o céu.

      O Google Sky tem faixas negras normais, fruto de não incluir alguma informação que vem dos observatórios (mas que está disponível para toda a gente ver nos websites desses observatórios).
      http://www.astropt.org/2012/02/20/objectos-estranhos-no-google-sky/

      Não há qualquer corpo novo “passando por aqui”. Basta ir lá fora e olhar para o céu.

      Não há terramotos com maior frequência. Todos os dias existem centenas de terramotos. Exatamente como era no século passado.
      Simplesmente existe hoje mais gente que no século passado. Daí que mais pessoas são afetadas pelos mesmos terramotos.
      E existe muita mais informação disponível. Há 100 anos atrás, nenhuma pessoa normal saberia de terramotos na China, na Índia ou na Califórnia. Hoje sabe-se no minuto em que eles estão a acontecer.
      Por estas duas razões, parece que existem mais terramotos. Mas é mentira. Sabe-se que é mentira, porque basta olhar para os números.

      abraços!

      1. SignorCarlos,

        É em vão explicar a este cavalheiro, Robert, após tantos e tantos esclarecimentos, em vários artigos, que não existe qualquer corpo celeste estranho (Nibiru) passando em nossos sistema solar a provocar perturbações climáticas ou qualquer fenômeno na Terra. De resto, sobra esperança, talvez (?):

        http://www.astropt.org/2012/08/28/esperanca-e-ilusao/

        Meus respeitos.

      2. True :-S

  3. Boa tarde!
    Estão a falar em muitos lugares sobre este eclipse e também sobre a data de 23 de serembro de 2017.
    Sobre o alinhamento de jupter com regulus, na constelação da virgem, que já ocorreram 3 vezes, que haverá algo no céu. Então na conjunção aproximaram as coordenadas e viram um quadrado tampando algo, creio que seja falta de dados para aquela localidade. Mas então jogaram as coordenadas desse local em um programa desses que mostra o céu, e viram duas estrelas, próximas a essa constelação.
    Haverá alfum evento assim? E o que pode ocorrer com estes alinhamentos e o que este eclipse pode trazer? Terá algo durantes essas datas que estão focando muito nelas?
    Agradecido

    1. Existem alinhamentos todos os dias. Alinhamentos celestes não provocam coisíssima nenhuma. A não ser que o argumento seja que morremos todos os dias.

      O eclipse foi ontem. Existem eclipses todos os anos. É só algo a passar à frente de outro algo. Se não morremos todos os anos, então também não poderíamos morrer ontem.

      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights