Asteroide 2016 WF9 vai colidir com a Terra? Não!

Ilustração artística do asteroide WF9.
Crédito: NASA / JPL-Caltech

Tinha decidido não perder tempo com mais esta treta, mas após receber dezenas de perguntas, quer em privado quer pelo AstroPT, decidi publicar um artigo sobre isto.

Nos milhares de artigos sobre isto na internet, o texto diz mais ou menos isto:

“O astrónomo russo Dyomin Damir Zakharovich afirma que o asteroide 2016 WF9 deixou o “sistema Nibiru” em Outubro e vai colidir com a Terra no dia 16 de Fevereiro, provocando enormes tsunamis e a extinção da Humanidade.”

Vou colocar por pontos a minha análise crítica a estas “informações”:

1 – Todos os anos existem “notícias” destas. Os textos são sempre muito similares, mudando somente o nome do “cientista” e do asteroide em causa. Só cai sempre na mesma mentira quem anda muito distraído.

2 – Quem descobre e segue os asteroides, são os astrónomos. Por isso, notícias destas só podem ser verdade quando têm fontes astronómicas. Como sempre nestas “notícias catastróficas”, os links que se veem são de websites pseudo ou geridos por jornaleiros.

3 – Dyomin Damir Zakharovich é um nome inventado. Essa pessoa não existe. É um nome falso, inventado para uma notícia falsa, criado somente para fazer furor temporário entre os crentes destas tretas.

4 – A maior parte das “notícias” diz que esta personagem é astrónomo. Alguns websites até dizem que ele pertence à NASA. No entanto, se virem as primeiras notícias sobre esta treta, veem que esses primeiros textos dizem que ele abomina a NASA e que é um “auto-proclamado astrónomo auto-didacta”. Conclusão: nem é astrónomo nem é da NASA… e ele próprio o diz.

5 – A personagem é somente um crente religioso na fantasia do Nibiru, que tenta ser famoso à custa de cenários catastróficos.

6 – Como ele “sabe” de astronomia? Tudo o que “aprendeu” de astronomia foi a ler blogs e revistas conspiracionistas onde se fala no Nibiru. Para ele, isto faz dele um “astrónomo auto-didacta”.

7 – Não existe qualquer sistema Nibiru.
Mas caso existisse, nunca um asteroide demoraria somente 5 meses a sair de lá e a chegar ao nosso sistema solar. Qualquer objeto saído de outro sistema planetário, mesmo bastante perto de nós, demoraria pelo menos centenas de milhares de anos a chegar à Terra.

8 – O objeto 2016 WF9 tem entre 500 metros e 1 km de diâmetro. É demasiado pequeno para exterminar a Humanidade. O asteroide que dizimou os dinossauros teria pelo menos 10 km de diâmetro.

9 – As notícias sobre o 2016 WF9 nasceram com esta notícia da NASA. Nessa notícia é explicado que a órbita do 2016 WF9 está bem determinada, e que esse asteroide (que tem provavelmente uma origem cometária) irá passar mais perto da Terra a 25 de Fevereiro de 2017, o que neste caso quer dizer que vai passar a 51 milhões de kms da Terra, ou seja, 150 vezes mais longe que a Lua!

Crédito: JPL

325 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Elizabeth Kaschel franco on 10/12/2018 at 16:13
    • Responder

    Dr Carlos boa tarde…o sr.continua com a mesma opinião ainda este.ano?
    Digo isso pq estou sendo bombardeada.com noticias de Nibiru e destruição…o q devemos fazer? O Sr tem novas informacoes? Obrigada, Abs!

    1. Não é uma opinião.

      Nibiru não existe nem nunca existiu.

      Quanto a asteroides, é sempre a mesma coisa.

      abraços

  1. Bom dia Dr Carlos !!
    Então ouvi hoje, um radialista aki no Brasil, dizendo que dia 16/12 um asteróide medindo 5km ira passar raspando na Terra…e que pode acertar a Terra( pode se desviar no caminho )…. O Senhor pode me dizer, qual a verdade nisso !!
    Obgd Dr.

    1. O asteroide 3200 Phaeton vai passar a 10 milhões de km da Terra. Isso é 26 vezes mais longe do que a Lua está da Terra. Ou seja, vai passar MUITO longe 😉

  2. Bom dia Dr Carlos.
    Affs temos uma nova data prevista para o fim do mundo…dia 23/09/2017…novamente o planeta X…Nibiru se chocara com a terra…todo ano é a MSM coisa.

    1. Nibiru não existe, como já foi explicado dezenas de vezes 😉

      Quanto à data, como sempre acontece, quer para essa data quer para qualquer outra data futura que leia, é sempre mentira.

      abraços

      1. Factos:

        1 – Nenhuma “profecia de fim-do-mundo” é verdadeira.

        2 – Alinhamentos celestes NUNCA provocam terramotos ou o que quer que seja na Terra. Existem alinhamentos todos os dias. Qualquer pessoa pode alinhar 2 objetos no céu sempre que quiser, a todos os minutos. NUNCA provocam coisíssima nenhuma.

        3 – Nibiru NÃO existe.
        http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

        4 – A não ser que a fonte sobre objetos em rota de colisão seja um Observatório, uma Agencia Espacial, ou um local credível de ciência (como este), então é MENTIRA.

        Conclusão: esse tipo de notícias que se leem pela net todos os meses são SEMPRE MENTIRA.

        abraços

  3. E verdade que existem 3 asteróides em rota de colisão com a terra? E sobre o niburo ,ah chances dele existir e vim colidir com a terra?

    1. Já respondido.

        • Cleilson on 27/08/2017 at 23:51

        Essa matéria e verídica ? (…comentário editado…)

      1. O Nibiru é uma fantasia que os vigaristas tentam promover todos os anos 😉

        http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

        • Cleilson on 30/08/2017 at 21:10

        O asteroide Florence oferece perigo a terra?

      2. Há 10 dias atrás, publicamos um artigo sobre isso 😉

        http://www.astropt.org/2017/08/20/terra-recebe-a-visita-de-um-asteroide-de-grandes-dimensoes/

    • Bell Sillva on 12/07/2017 at 04:09
    • Responder

    Dr Carlos…agora uma nova destruição 😱
    Li em um site que uma tempestade solar, acontecerá e que uma nuvem de plasma atingirá a Terra destruindo td…isso aconteceria em 2020…
    Dr Carlos isso seria possível ??
    Affs as pessoas só pensam em destruir a terra…ainda bem que ainda temos pessoas com vc Dr Carlos, que sempre acaba com essas falsas notícias de destruição… Fim do mundo…
    Obgd 👏👏👏👏

    1. Nestes 10 anos, já publicamos diversos artigos sobre tempestades solares:
      https://www.google.pt/search?q=astropt+tempestade+solar&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab&gfe_rd=cr&ei=2C9mWa_aFsap8wekx4Ro

      Curiosidade: nós estamos a entrar num Mínimo Solar, o que faz com que fortes tempestades solares sejam muito raras ou inexistentes nos próximos anos.
      Daqui por 11 anos serão mais frequentes.
      No entanto, nenhuma delas acabará com a Terra.

      Estes são os efeitos mais comuns das tempestades solares:
      http://www.astropt.org/2011/10/26/tempestade-solar-atinge-a-terra-com-grande-violencia-provocando-belissimas-auroras/

      O pior evento desse género foi este:
      http://www.astropt.org/2012/05/21/evento-de-carrington-tempestade-solar-de-1859/

      Todos os anos, existem artigos sensacionalistas sobre isto:
      http://www.astropt.org/2012/05/23/super-explosao-solar-pode-acabar-com-a-atmosfera-da-terra/

      Mas neste artigo eu acabo dizendo: venham mais tempestades solares! 😉
      http://www.astropt.org/2014/09/12/sol-esta-a-atacar-a-terra-vamos-ficar-sem-comunicacoes-nao/

      abraços

        • Cleilson on 08/08/2017 at 00:59

        Vi que tem 2 asteróides essa mês que estão com perigo de colidir com a terra isto e verdade? E sobre o niburu ah chances dessa historia ser verídica?

      1. O Nibiru é uma fantasia de pessoas com problemas psiquiátricos.
        http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

        Não há qualquer asteroide que se saiba que vá bater com a Terra este mês, este ano ou para os próximos 100 anos.

        abraços

    • Bell Sillva on 04/07/2017 at 21:35
    • Responder

    Obgd Dr Carlos !!!

    1. Oi Dr.Carlos venho aqui de novo tira minhas duvidas ,vi em um site que o asteroide MS4,tem probabilidades de colidir com a terra no dia 11.07.17 essa noticia e verídica? E se não qual a possibilidade desse asteróide colidir com a terra ou causa algum dano?
      Site em que vi essa notícia:https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201707078810085-terra-asteroide-enorme-aproxima-11-julho/ ,desde já agradeço as respostas por minhas perguntas!

      1. Cleilson, esse é um website pseudo. Não deve acreditar em nada que seja de ciência (de outros assuntos não sei), que saia nesse website.

        O (307261) 2002 MS4 é um objeto da Cintura de Kuiper. Ou seja, está MUITO LONGE da Terra. É provável até que seja um planeta-anão (tem quase 1000 kms de diâmetro).

        O objeto 23695 1997 MS4 é um asteroide que se encontra na Cintura de Asteroides. Ou seja, está lá. Não sai de lá. Sabe-se exatamente onde ele vai estar até o ano 2200 e nunca virá para cá.
        https://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=23695;old=0;orb=0;cov=0;log=0;cad=1#cad

        O objeto 24621 1979 MS4 é um asteroide que se encontra na Cintura de Asteroides. Ou seja, está lá. Não sai de lá. Sabe-se exatamente onde ele vai estar até o ano 2200 e nunca virá para cá.
        https://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=24621;old=0;orb=0;cov=0;log=0;cad=1#cad

        O objeto 2012 MS4 é um asteroide que vai passar relativamente perto da Terra a 20 de Dezembro de 2018. Mesmo assim, será longe. Mais longe do que em 1909, por exemplo.
        https://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=2012%20MS4;old=0;orb=0;cov=0;log=0;cad=1#cad

        Como vê, há vários objetos chamados MS4. Não conheço outros com o mesmo nome.
        Mas só o facto de no website não darem o nome completo dele, é uma evidência que estão a enganar as pessoas com nomes parciais para não se saber do que se está a falar.

        De qualquer modo, mesmo no website é dito que supostamente passará a quase 3 milhões de kms de distância da Terra. Isso é cerca de 8 vezes mais longe que a Lua!
        Isso não é perto da Terra. Isso é MUITO LONGE da Terra. A não ser que pense que a Lua está sempre, todos os dias, a colidir com a Terra, porque a Lua se encontra 8 vezes mais perto de nós que esse objeto.

        abraços!

    • Bell Sillva on 02/07/2017 at 18:32
    • Responder

    Boa tarde Dr Carlos !!!
    Voltei !!! Tenho duas duvidas e gostaria muito que vc esclarece se para mim..
    Primeira recebi no watts um vídeo dizendo que em Julho/agosto ocorre um fenômeno …uma tempestade solar,junto com el ninõ que Causara uma catástrofe mundial…terremotos, thisunamis,enchentes, tempestades destruição geral…Dr Carlos isso é verdade ??
    Segundo é verdade que dia 23/24 de Setembro ira ocorrer uma destruição auê levará o fim da humanidade ??
    Obgd Dr…espero ansiosa sua resposta.

    1. Todas as previsões de fim-do-mundo ou grandes desastres vindos do espaço, são sempre MENTIRA.
      A não ser que a sua fonte seja uma agência espacial. Mas não é: é somente algum vigarista no whatsup a inventar coisas.

      A 21 de Agosto irá existir um eclipse total do Sol. Mas será visível somente dos EUA.
      http://www.astropt.org/2017/01/31/eclipse-de-agosto/
      Mas isto é um fenómeno normal. Perfeitamente compreendido e que nada afeta a Terra.

      abraços

  4. Ah algum asteroide já conhecido com risco de colizao com a terra com exessao do apophis? Desde já agradeço as respostas da minhas perguntas

    1. Que se saiba, não.

      Se pode existir? Sim.

      Se existir e for detectado a tempo, então será relativamente “fácil” desviá-lo:
      http://www.astropt.org/2011/11/11/formas-de-desviar-asteroides/

      abraços

    2. Quer dizer, se quiser probabilidades de bater de 0, qualquer coisa % , então existem mais alguns além do Apophis, como o Bennu:
      http://www.astropt.org/2010/07/28/asteroide-1999-rq36-com-probabilidade-de-bater-na-terra/

      Mas são probabilidades muito baixas…

      abraços

  5. Estão dizendo que o asteróide 441987 2010 NY65, vai passar hj por a terra e terá perigo de colisão e verdade? (…comentário editado…) desde já agradeço a resposta da minha pergunta .

    1. O seu comentário foi editado porque o link que deu não é credível… é um site pseudo.

      Quem monitoriza os asteroides são as agências espaciais. Assim, os únicos websites credíveis são os oficiais das agências espaciais.

      Todos os números sobre esse asteroide estão aqui:
      https://echo.jpl.nasa.gov/asteroids/2010NY65/2010NY65_planning.html

      https://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=2010%20NY65;orb=1
      https://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=2010%20NY65;orb=1;old=0;cov=0;log=0;cad=1#cad

      Pode-se ver que no dia de hoje, às 6:38 da manhã, esse asteroide passou a 0.020 AU.
      Para o ano, no mesmo dia, vai passar ainda mais perto, a 0.018 AU

      Ou seja, passa sempre mais distante do que 8 vezes a distância da Lua.

      Como vai passar 8 vezes mais longe do que a Lua, qual acha que é a resposta à sua pergunta? 😉 Acha que bate ou não bate? 😉

      Na prática, hoje até já passou. Passou 12 horas antes do Cleilson fazer a pergunta 😉

      abraços!

  6. Vi varias matérias ,falando que uma chuva de meteoros chamada “taurinas” vai fazer com que asteróides venham a colidir com a terra e acaba com a vida humana ,essas matérias estão corretas ? E se estão ah uma maneira de evita que isto aconteça?

    1. Cleilson, você ontem fez a mesma pergunta e já ontem lhe respondi:

      “Existem chuvas de meteoros todos os meses, sendo que todas as noites (e dias) caem meteoros.

      Meteoros são pequenos pedaços de poeira que, mesmo quando caem muitos num curto período de tempo (chuva de meteoros), nada provocam, como se pode provar todos os meses.

      abraços”

  7. https://mae.tips/fim-mundo-outubro-de-2017-asteroide-enorme-deve-colidir-com-terra/

    Vi essa materia hoje o senhor pode me dizer se e verídica ou não?

    1. ?

    2. Heloísa,

      Todos os anos, os vigaristas dizem a mesma coisa…

      Sobre o suposto Nibiru:
      http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

      abraços

        • Heloísa on 26/05/2017 at 10:19

        Tem tantas matérias de suposta gente que quer causa só medo nas pessoas ,queria saber se essa e verídica : https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201705258478090-asteroide-nasa-coalizao-terra-perigo/
        Por que ai falam que tem 3 asteróides perigosos vindo em direção a terra ,e foi confirmado por um cientista da NASA.

      1. Se tivesse sido confirmado pela NASA (ou por alguém da NASA), a fonte seria a NASA.

        Leia só websites astronómicos (com astrónomos profissionais). Só nesses locais saberá informação credível sobre asteroides. Esses são os locais onde as pessoas monitoram os asteroides. Todos os outros locais são vigaristas que nada observam.

  8. Dr.Carlos o asteroide 2014 jo25 pode colidir com a terra ?estou desesperada 😥

    1. Heloisa, não é por enviar o mesmo comentário várias vezes que eu vou-lhe responder mais depressa 😉

      Quanto ao asteroide, está a passar a mais de 4 vezes mais longe da Terra do que a Lua está.

      Claramente, não podia ter colidido.

      abraços

        • Eloá on 19/04/2017 at 21:07

        Desculpa e pq estou desesperada, mas obg por sua resposta!

      1. Heloisa,

        Não entendo o desespero…

        Até hoje, nenhuma pessoa morreu devido a asteroides.
        Por outro lado, todas as pseudo-notícias sobre asteroides que lê na internet, são falsas ou sensacionalistas.

        No entanto, todos os dias morrem milhares de pessoas por todo o mundo atropeladas por carros.

        Qual acha que lhe devia provocar medo?
        Aquilo que nunca matou ninguém OU algo que mata milhares de vezes todos os dias?

        abraços

  9. Dr.Carlos hoje estão falando que um asteróide denominado 2004 jo5 irá colidir com a terra ,e verdade ? Ele oferece algum perigo para nós??

  10. Dr.Carlos hoje estão falando que um asteróide denominado 2004 jo5 irá colidir com a terra ,e verdade ? Ele oferece algum perigo para nós?

    1. Correção : 2014 jo5

  11. muito obg Dr carlos muito aliviado agora😊

  12. bom dia Dr carlos e verdade que vai acomtecer algum com a terra em setenbro dia 23 e 24 obg estou muito preocupado

    1. Sim, o Sol vai nascer e pôr-se, tal como todos os outros dias 😉

  13. Caaaara!! A heloisa ainda ta torrando a paciência com as mesmas perguntas?! uehuehuhee!! Eu to acompanhando os comentários desde o dia 16.. não teria tua paciência.
    Tenho uma pergunta, acho que podes me ajudar.
    Domingo vai rolar um eclipse né 🙂
    Eu queria saber por que não devemos olhar diretamente para o eclipse, ele realmente frita os olhos, ou isso é balela? :p Por que eu já encarei o sol por alguns segundos, embora doa, não cega…
    Eu gostaria de fotografá-lo, mas tenho medo de queimar o sensor da minha câmera.. (por que dizem que pode queimar) existe algum tipo de “filtro” caseiro que dê pra colocar na lente pra que a câmera fique mais segura. Ouvi dizer que os “papéis” de raio-x podem ser usados. Pode confirmar isso?

    p.s- baita site 😀
    boa sorte com as perguntas do fim do mundo!

    1. O problema do Sol não é a luz visível, mas as outras radiações/luz.

      Por exemplo, se ficar muito tempo ao Sol, a luz/radiação infravermelha do Sol faz com que fique com escaldões na pele.
      A luz/radiação ultravioleta pode provocar-lhe (e provoca em muita gente) cancro da pele.

      O problema nos seus olhos não é que fique cega de um momento para o outro. Nem sequer nota a radiação problemática.
      Os seus olhos estão a ser danificados por dentro, sem dor e sem a Bianca notar.
      Ao fim de muito tempo ou de muitas vezes, vai começar a ver pontinhos negros, sinal que o olho começa a perecer em alguns pontos por dentro. Se fizer isso muitas vezes, acabará por ficar a ver muito mal.

      Num eclipse parcial, olhar para o Sol é a mesma coisa que não existir eclipse, porque o Sol continua a ver-se. A radiação continuará a chegar até si. É o caso deste domingo, com eclipse parcial ou anular (dependendo do local onde se encontra).
      Num eclipse total, o problema não é o eclipse em si (em que o Sol está coberto), mas sim a pessoa pensar que o Sol está coberto e entretanto já aparece um pouquinho do Sol que já está a irradiar os olhos da pessoa.

      Essas técnicas caseiras acabam por dar mau resultado…
      Nunca olhar para o eclipse pela câmera…
      Leia as regras de segurança aqui:
      http://www.astropt.org/2015/03/06/eclipse-solar-parcial-a-20-de-marco-de-2015/

      O melhor seria projectar o eclipse sobre uma superfície e aí sim tirar fotos 😉

      Se quiser mesmo olhar para ele, procure em farmácias próximas ou planetários ou observatórios se estão a vender óculos especiais para ver o eclipse 😉

      abraços!

        • Aliete on 25/02/2017 at 18:24

        Obrigado dr Carlos por esclarecer tantas duvidas.Vc é um grande profissional o que seria de nós sem os seus esclarecimentos verdadeiros.😊

    2. Ô povo indiota a primeira e você que devia se manca, porque sou doente dor nervos e sofro com ansiedade se você tivesse esse tipo de doença ia saber o por que de tantas perguntas, esse mundo ta tão perdido que as pessoas não sabe nem respeita ao proximo, ate porque voce nem me conhece.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.