Asteroide 2016 WF9 vai colidir com a Terra? Não!

Ilustração artística do asteroide WF9.
Crédito: NASA / JPL-Caltech

Tinha decidido não perder tempo com mais esta treta, mas após receber dezenas de perguntas, quer em privado quer pelo AstroPT, decidi publicar um artigo sobre isto.

Nos milhares de artigos sobre isto na internet, o texto diz mais ou menos isto:

“O astrónomo russo Dyomin Damir Zakharovich afirma que o asteroide 2016 WF9 deixou o “sistema Nibiru” em Outubro e vai colidir com a Terra no dia 16 de Fevereiro, provocando enormes tsunamis e a extinção da Humanidade.”

Vou colocar por pontos a minha análise crítica a estas “informações”:

1 – Todos os anos existem “notícias” destas. Os textos são sempre muito similares, mudando somente o nome do “cientista” e do asteroide em causa. Só cai sempre na mesma mentira quem anda muito distraído.

2 – Quem descobre e segue os asteroides, são os astrónomos. Por isso, notícias destas só podem ser verdade quando têm fontes astronómicas. Como sempre nestas “notícias catastróficas”, os links que se veem são de websites pseudo ou geridos por jornaleiros.

3 – Dyomin Damir Zakharovich é um nome inventado. Essa pessoa não existe. É um nome falso, inventado para uma notícia falsa, criado somente para fazer furor temporário entre os crentes destas tretas.

4 – A maior parte das “notícias” diz que esta personagem é astrónomo. Alguns websites até dizem que ele pertence à NASA. No entanto, se virem as primeiras notícias sobre esta treta, veem que esses primeiros textos dizem que ele abomina a NASA e que é um “auto-proclamado astrónomo auto-didacta”. Conclusão: nem é astrónomo nem é da NASA… e ele próprio o diz.

5 – A personagem é somente um crente religioso na fantasia do Nibiru, que tenta ser famoso à custa de cenários catastróficos.

6 – Como ele “sabe” de astronomia? Tudo o que “aprendeu” de astronomia foi a ler blogs e revistas conspiracionistas onde se fala no Nibiru. Para ele, isto faz dele um “astrónomo auto-didacta”.

7 – Não existe qualquer sistema Nibiru.
Mas caso existisse, nunca um asteroide demoraria somente 5 meses a sair de lá e a chegar ao nosso sistema solar. Qualquer objeto saído de outro sistema planetário, mesmo bastante perto de nós, demoraria pelo menos centenas de milhares de anos a chegar à Terra.

8 – O objeto 2016 WF9 tem entre 500 metros e 1 km de diâmetro. É demasiado pequeno para exterminar a Humanidade. O asteroide que dizimou os dinossauros teria pelo menos 10 km de diâmetro.

9 – As notícias sobre o 2016 WF9 nasceram com esta notícia da NASA. Nessa notícia é explicado que a órbita do 2016 WF9 está bem determinada, e que esse asteroide (que tem provavelmente uma origem cometária) irá passar mais perto da Terra a 25 de Fevereiro de 2017, o que neste caso quer dizer que vai passar a 51 milhões de kms da Terra, ou seja, 150 vezes mais longe que a Lua!

Crédito: JPL

323 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Fausio Vilanculo on 15/02/2017 at 16:55
    • Responder

    Boa tarde Dr.
    Respondo pelo nome de Fausio Vilanculo e sou de Moçambique (África).
    Ví o seu site hoje e estou surpreendimentemente fascinado com o que li. Tenho 19 anos e sou leigo em Astronomia, porém tenho uma paixão por essa área e é um sonho meu explora-la. Infelizmente minha família não tem recursos e condições para custear os meus estudos. Peço que me ajude. Não financeiramente, mas abrindo a minha mente com relação a esse mundo maravilhoso que é a Astronomia.
    Abraços

    1. Não sei como é o ensino em Moçambique…

      Mas eu também não tenho recursos e a minha família também não tem condições para custear os meus estudos.

      Mas se estudar o suficiente, pode conseguir bolsas nacionais e internacionais. Não faltam bolsas de estudo para os melhores, sobretudo nos EUA.

      abraços

        • Fausio Vilanculo on 21/02/2017 at 14:45

        Agradeço por me ter respondido. Tento de tudo mas não consigo nenhuma bolsa. Por causa da corrupção, até mesmo bolsas de estudo estão à venda por aqui. Concluí o ensino Técnico com a melhor nota da turma mas não foi suficiente. Poderia me facultar o nome de Instituições ou Organizações que podem me ajudar nesse sentido?

        Abraços

      1. Fausio,

        Depende de para onde quer ir. Se quiser ir para a Europa, tem bolsas da UE. Também tem bolsas da instituição de ensino para onde se candidatar. Tem que falar é com as instituições para onde quiser ir 😉

        abraços

  1. Ola Carlos Oliveira eu também não acredito nestes sites, poes se paramos para pensar e acreditar em tudo que o pessoal divulga estamos perdidos. Bom obrigada pela sua informação por que eu estava desesperada quando entrava no Google e e no Facebook e tinha falando que o mundo ia acabar amanha em 16 de fevereiro nossa chorei muito,Mais só Nosso Deus sabe quando o mundo acabara e e nele que confio e acredito,
    Em fim ultima pergunta não atingira-a a terra né???

    1. Não, este asteroide não atingirá a Terra. Nem sequer vem nesta direção.

      abraços

    2. Joyce eu também tava desisperanda enxi o Dr. Carlos de perguntas, pq assim q eu entrava no google tmb me disiperava e chorava, e eu sou doente cardíaca, ia passando mal, ai quando entrei nesse site fiquei mais cauma pq vi q o Dr. Carlos era astrônomo, e tinha fontes confiáveis.

      1. Heloisa,

        Se vir o artigo sobre o suposto Fim do Mundo em 2012, supostamente devido à Profecia Maia, tem lá quase 500 comentários e muito mais persistentes que os seus… que até me levou a dizer, por fim, que no dia 22 (1 dia após esse suposto fim do mundo) veríamos que nós, astrónomos, temos sempre razão nestes assuntos de astronomia.
        http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

        No artigo sobre a suposta colisão do cometa Elenin em 2011, foi a mesma coisa.

        Aliás, só neste blog, tem dezenas de artigos sobre praticamente a mesma coisa de agora.
        Porque, infelizmente, só neste século, só desde o ano 2000, existem dezenas destas supostas notícias de colisão com a Terra. E são sempre mentira, como sempre explicamos.

        Mas eu percebo que seja difícil mudar crenças com factos. Porque os factos, objectivos, não combatem stress, ansiedade e medo, que são subjetivos. A irracionalidade não se consegue combater eficazmente com a razão dos factos.
        Eu nunca faria bungee jumping (saltar de uma ponte com uma corda), por exemplo, mesmo sabendo que é perfeitamente seguro. O meu stress baseado num medo irracional não aguentaria, mesmo em presença da razão dos factos.

        Por isso é que, no fim, acabo sempre por dizer às pessoas mais stressadas que, pronto, dia 26 de Fevereiro falaremos. Nessa altura, sem qualquer dúvida ou medo, o asteroide já passou e nada mais há a preocupar.

        abraços

    • João Adriano concer on 15/02/2017 at 11:13
    • Responder

    Olá dr. Td. Bem, gostaria de saber qual site que eu possa ver um imargens reais dos planetas etc, e porque ( na minha opinião) a NASA esconde as descobertas que faz? Exemplo: a sonda Juno cadê as fotos?

    1. Qualquer website de agencias espaciais, de observatórios, de astronomos profissionais e de astronomos amadores, têm imagens reais dos planetas. Se você tiver um telescópio e uma camera CCD também pode tirar fotos por si.

      A NASA não esconde quaisquer descobertas.

      As fotos da JUNO têm sido divulgadas, e nós aqui no AstroPT até temos colocado algumas. Basta ler os nossos artigos em vez de assumir inverdades.

      abraços

  2. Dr Carlos ótimo suas fala seu blog é 10.
    Gosto muito de ler seus comentário

    1. Obrigado!

    • Amanda Goulart on 15/02/2017 at 08:58
    • Responder

    Muito obrigada! Mesmo sabendo q são notícias falsas, quem sofre de ansiedade cria um certo tipo de “dúvida” e tenta pesquisar ao máximo se vai acontecer ou não, não sei explicar muito bem mas queria agradecer pelo esclarecimento.

    1. Obrigado pelo agradecimento.

  3. VC acha que se por um acaso um desses meteoros vim em nossa direção, os governos e NASA, que seja, revelaria para nós reles piões, em um tabuleiro repleto de ocultismo?

    1. Outra vez a NASA?

      Essa pergunta já foi respondida por várias vezes. Porque as pessoas não escolhem ler, em vez de fazerem sempre as mesmas perguntas?

      Existem dezenas de agencias espaciais em todo o mundo. Porquê a obsessão com a NASA?

      A NASA tem milhares de investigadores, sendo que a grande maioria nem trabalha na NASA mas sim em universidades por todo o mundo. Acha mesmo que existem reuniões numa sala com toda essa gente para mandar o que todos eles podem e não podem dizer? Que mundo de fantasia é esse?

      Existem milhões de astrónomos amadores por todo o mundo que não têm nada a ver com a NASA ou com qualquer instituição. Você acha que todos eles mentem para você? Você acha que toda a gente mente para você só porque você é o ser mais importante no planeta? Aconselho um psicólogo.

      O asteroide está com magnitude 20. Você já pensou em comprar um telescópio e ver por si?
      Se o asteroide viesse na nossa direção, acha que seu telescópio deixaria de funcionar só porque não queria que você visse o asteroide?

      Todas as instituições e todas as pessoas (como você) têm segredos.
      Mas asteroides no espaço não são segredo… nem poderiam ser tendo em conta a quantidade de agencias espaciais, astronomos profissionais e astronomos amadores por todo o mundo.

    • Shelacristina on 15/02/2017 at 03:27
    • Responder

    Porque esse cara não apareceu até agora nas TVs pra fala isso fica colocando medo nas pessoas !!!!

    1. O cara não existe.
      Mas mesmo que existisse e aparecesse na TV, os factos sobre o asteroide continuariam a ser os mesmos 😉

        • simone on 15/02/2017 at 12:17

        acredito que se isso fosse verdade, as notícia sairiam na tv e não somente em facebook…

    • Rogers Willians on 15/02/2017 at 01:06
    • Responder

    Olá Carlos Oliveira. Tenho lido o assunto do asteróide no seu blog e me surgiu a seguinte dúvida. Nas reportagens do russo , ele afirma que o asteróide colidirá com a terra no dia 16 de fevereiro, mas lendo os comentários muitos informam o dia 25. O que se sucede a respeito?

    A Heloisa está muito preocupado e está pesquisando em um site na Internet que acompanha o asteróide, isso é verdade? Li seu créditos acadêmicos e observei que você é exper em astronomia e se vc me responder que está acompanhando todo esse processo desse impactante asteróide, ficarei mais tranquilo e acompanharei suas postagens. Grato

    1. Rogers,

      O “russo” não existe.
      Em 80% destas notícias de supostas colisões de asteroides/cometas neste século, dizem sempre que é um astrónomo russo…
      Mas algumas vezes esses astrónomos nem existem. São inventados. É o caso deste.

      Um dos paradoxos é falarem de astrónomo russo e depois da NASA. Teria mais lógica usarem a ROSCOSMOS (a agência espacial russa).

      Eu não entendo porque usam dia 16. Dia 25 ele vai estar mais perto.
      Parece-me que mais uma vez, inventaram uma data e pronto.

      Pode ver aqui os dias em que vai estar mais perto da Terra e de Júpiter, desde o ano 1900 até ao ano 2200:
      http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=2016WF9;cad=1
      (a tabela foi atualizada no sábado passado para diminuir ainda mais as incertezas)

      Pode “seguir” o asteroide aqui:
      https://theskylive.com/2016wf9-tracker
      https://theskylive.com/2016wf9-info

      abraços

    2. So fiquei mais preucupada pq cada dia a velocidade almenta mais,mas axo que estou começando a intender os cálculos do dr. Carlos.

  4. Site show, muito bom trabalho Carlos Oliveira.

    1. Obrigado! 🙂

  5. Obrigado por,exclarecer,a duvida vou posta o link no face para,as pessoas tirarem a duvida tbm

    1. Sim, partilhe à vontade 😉

  6. Dr Carlos parabéns por ter tanta paciência em responder várias e várias vezes a msm pergunta 👏👏 !!! Grande profissional !!!
    Blog excelente !!! Se tds os sites e blogs fossem assim verdadeiros e explicativos,eu duvido que ainda teriam tantas duvidas…
    PARABÉNS DR CARLOS 👏👏👏👏

    1. Muito Obrigado pelas suas palavras, Bel 🙂

  7. Carlos, boa tarde! Muito obrigada pelo seu esclarecimento. As pessoas deveriam pensar mais antes de propagarem tais notícias. Posso usar meu exemplo, de quem sofre com transtornos de ansiedade e pânico e fica exposta aos mais absurdos tipos de informação para ganhar ibope .
    Eu estava realmente assustada, e para agravar, grávida. Controlar esse tipo de problema sem medicação, durante uma gravidez é muito complicado. Aí me vem pessoas sem conhecimento, sites que deveriam ter um pingo de responsabilidade com o que publicam e propagam informações tão banais!!

    Obrigada, você não tem ideia de como me ajudou em um momento tão complicado para mim!

    1. Acima de tudo o resto, parabéns pela gravidez. E que tudo corra bem! 🙂

      abraços

  8. Realmente se um dia tivermos uma ameaca real e verdadeira, algum orgao oficial ou pessoa sensata ira confirmar isso em uma rede social…. so para criar panico desnecessario, quando o fim tiver que vir independente de sabermos ou nao, nao vai mudar a historia.

    1. Leonardo, como já expliquei num comentário anterior e em vários artigos, a “maior ameaça real e verdadeira” são os asteroides que não conseguimos detectar.

      Aqui os links:
      http://www.astropt.org/2017/02/01/asteroide-2016wf9-vai-colidir-com-a-terra-nao/comment-page-1/#comment-1461968

      Existe pouco financiamento governamental para projectos de deteção de asteroides porque não é algo a curto prazo (de uma legislatura).

      Dos asteroides que conhecemos, só o Apophis poderá ter perigo em 2036.

      Por isso, sim, os órgãos oficiais confirmam o que se sabe.

      As pessoas, em vez de enveredarem por teorias de conspiração deveriam era estudar e/ou dar dinheiro para estas investigações. Dessa forma sim, fariam algo positivo.
      Cair em conspirações absurdas de ignorantes de internet é pura estupidez e perda de tempo.

      abraços

  9. Tenho observado ele todos os dias pelo site qie diz que ele esta se movendo a 19.7 km, e ainda falta 11 dias para o dia 25 ,mesmo sw ele continua com essa velocidade não a perigo de colisão?

    1. Heloisa,

      Peço desculpa, mas a partir de agora irá para spam. Já chega. Claramente está a gozar comigo.

        • Heloisa on 14/02/2017 at 20:58

        Me desculpe, e obrigado pelas informações, desculpa pelo encomodo de muitas perguntas!!

        • Leonardo on 15/02/2017 at 11:01

        A Heloisa esta confundindo a velocidade q ele esta se movendo, com a distancia q ele vai passar, ela espareva q tu dissesse que ele vai mudar a velocidade. Kkkkkkkkk. Deu pena dela…

      1. Leonardo, sim. Mas eu já tinha explicado atrás que 19 é a velocidade. Assim como também expliquei o porquê dos asteroides (e todos os corpos) mudarem a velocidade. Está explicado porque são leis científicas: a 2ª e 3ª leis de kepler.

        abraços

        • simone on 15/02/2017 at 12:14

        kkkkkkkkk

    • Cláudia lopes on 14/02/2017 at 19:19
    • Responder

    Com quanto tempo de antecedência,pode evitar um impacto de asteróide?

    1. Os melhores métodos precisam de alguns anos de antecedência.

      O pior método (bomba no asteroide) precisa de poucos meses.

      abraços

        • Cláudia lopes on 14/02/2017 at 21:04

        Sinceramente eu virei sua fã, esse blog e simplesmente sensacional,com credibilidade notícias sérias e verdadeiras. Parabéns pelo seu trabalho. Vc é show dr!!!

      1. Muito Obrigado pelas suas palavras Cláudia 🙂

  10. Eu ainda to com um pouco de duvida, pq ainda falta 11 dias pra o dia 25 ,e ele ta se movendo numa velocidade de 19.7 km e olho todo dia e não diminui a velocidade, queria saber se dia 25 ele realmente vai passa 51 km da terra ja que ele esta se movendo em uma velocidade tao alta, e tambem queria saber se passa menos de 51 km da terra não tera ainda perigo de colisão, so to fazendo varias perguntas pq estou muito com duvida pq cada vez vejo ele se movendo com mais velocidade, e ainda falta tantos dias para o dia 25 e ele nao diminui a velocidade so faz almenta mais, ainda estou com muito medo.

    1. Outra vez Heloisa?

      Caramba, já chega sempre da mesma pergunta.

      Ele não vai passar a 51 kms. Ele vai passar a 51 milhões de kms.

      E NÃO, NÃO vai bater! Nem sequer vai passar perto. Ele não está a vir na direção da Terra.

      Caramba. Já chega sempre a mesma pergunta.
      Acha que de dia para dia, os factos mudam?

        • Violeta on 15/02/2017 at 02:42

        Acho melhor Carlos, tu por em MAIÚSCULO a palavra MILHÕES, porque tem a HELOISA não entendeu ou tá de pegadinha contigo! kkkkkkkk 😉

        • Heloisa on 16/02/2017 at 02:04

        Olha violeta, sou doente cardíaca e sofro de ansiedade, antes de falar algo ou jugar, saiba o motivo q estou fazendo milhares de perguntas.

        • b1 on 16/02/2017 at 05:22

        amei o site.. sou dessas que se desespera com essas notícias falsas, mesmo sabendo que são falsas… mas sempre com aquela pulga atrás da orelha ” e se? o.o ”
        mas sempre pesquiso milhares de fontes pra ter certeza de que a notícia é balela ( como sempre )
        agora… preciso dizer que o coração quase salta da boca toda vez que a tal da heloisa escreve aLmenta… entre tantos outros erros muito mais assustadores do que o asteroide!!! deixa o cara do site em paz e vai ler um livro.. credo!

  11. Bacana demais o esclarecimento.

    Agora, por questão de curiosidade, o que aconteceria se um asteroide de 500 a 1km de diâmetro caísse na terra?
    Li ali que os dos dinossauros foi de 10km né, ai fiquei com essa dúvida.

    Abs

    1. Na resposta ao comentário do Christian tem websites onde pode montar os cenários que quiser 😉

      http://www.astropt.org/2017/02/01/asteroide-2016wf9-vai-colidir-com-a-terra-nao/comment-page-1/#comment-1459004

      Note que além do tamanho, tem que determinar qual a composição, densidade, inclinação de impacto, local onde impacta, etc… tudo isso e mais alguns parâmetros é que determinam o tipo de consequências que poderá ter 😉

      abraços

        • Hadan on 20/02/2017 at 19:50

        Conheço um livro onde fala da queda de um asteroid. Nesse livro a referencia é de que seja uma estrela ou uma montanha em chamas e chega até dar o nome de absinto.

        Com a queda, esse livro conta que 1/3 da população maritime morrará e certemante milhares de pessoas também morrerão, haja vista aquelas que moram nos litorais.

      1. O livro é de fantasia… absinto é donde supostamente vem o planeta Nibiru…

        http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

        • Hadan on 20/02/2017 at 20:16

        Não Carlos, evitei falar o nome do livro, mas acho que vc sabe do que livro que estou falando. Nele nada se fala sobre Niburu, nibiru é fantasia de gente que não tem o que fazer kkkk, me desculpe….

        Segue a paranoia abaixo sobre Nibiru, que nada tem a ver com o livro:
        “Nibiru é também o nome de um hipotético planeta proposto por Zecharia Sitchin, baseando-se na ideia de que as civilizações antigas tinham feito contatos com extraterrestres, uma hipótese considerada inverossímil pela maioria dos cientistas[5] e historiadores.

        Nada a ver essa história de Nibiru!!

      2. No livro do Apocalipse (religião) dizem que uma “estrela” (um corpo celeste) virá acabar com a Terra.

        Atualmente, os pseudos chamam a esse mito bíblico Nibiru ou Hercolubus.

        Não faltam nomes sempre para a mesma treta absurda de sempre…

        abraços

        • Hadan on 20/02/2017 at 21:11

        Desculpa cara, mas não tem relação bíblia X Niburu, nenhuma relação. A bíblia relata a queda de duas rochas do céu, porém em nenhuma das ocasiões ela fala que a humanidade será aniquilada. Provavelmente ocorreram mortes mas não a aniquilação. Olha, acho uma bobagem a ciência bater na bíblia e vice-versa, quando deveriam andar de mãos dadas. Ainda gostaria de saber quem começou essa treta sem sentido. Ciência e Bíblia se completam Carlos.

        Parabéns pelos conteúdos aqui, muito bom!

  12. Eu não acredito nos comentários que tenho visto… Realmente Carlos, nossa luta é grande.
    Lembram do livro “O mundo assombrado pelos demônios”? Do Carl Sagan, foi lançado em 95 eu acho… mas tanto faz, porque ele é tão atual quanto ao que ainda vemos que parece que foi lançado ontem!

    1. Realmente, excelente dica de livro! 😀

  13. Tenho observado comentarios das pessoas, nos posts da internet que dizem que o meteoro vai colidir, muita gente acredita que seja verdade que a nasa esteja mentindo, pq teve o cometa na russia e eles não falaram nada, e disseram q ia ter os 6 dias de escuridão e não teve, ja outras pessoa ja dizem q a nasa confirmou q um cometa ira passa perto da terra dia 16 ,muitas noticias desencontradas…

    1. As pessoas até podem dizer que o asteroide é um buraco negro ou um unicórnio voador invisível… 😉
      As fantasias pouco imaginativas das pessoas não são conhecimento dos assuntos.

      Não existem notícias desencontradas. Existe a realidade vs. a ficção.
      A Heloisa é livre de escolher a realidade dos factos, baseada no conhecimento dos assuntos, ou então optar pelas fantasias de pessoas não-existentes com histórias imaginadas por crianças de 15 anos.

      abraços

  14. Mesmo se ele fica a 19.7 km ainda não colidira com a terra?

    1. Se ler o artigo e os comentários, percebe que ele NUNCA ficará a essa distância.

      Mas Heloisa, porque falou nesse número? Porque não 20 km? OU 10 km? Ou 30 km? Ou 100 km?
      Pode fazer infinitas perguntas a números diferentes… que a resposta será sempre a mesma…

      É impossível pelas leis da natureza quaisquer números que a Heloisa pergunte…
      O asteroide está bem estudado. Sabe-se bem que ele ficará a uma distância mínima de 51 milhões de kms.

      Da mesma forma que se sabe que a Heloisa nunca terá 1 km de altura. Nem 10 kms de altura. Nem 100 kms de altura. Nem 500 metros de altura. E uma infinidade de números que se inventar.

      abraços

  15. As informações dos sites que você mandou são mesmo verdadeiras, desculpe a duvida e que estou em panico!!!

    1. São os astrónomos que observam o asteroide.

      Por isso, são essas as informações verdadeiras: as dadas por astrónomos.

    • Matheus Heck on 14/02/2017 at 03:20
    • Responder

    Quando um próximo asteróide pode passar perto da terra?

    1. Depende do que considera “perto da Terra”…

      Este vai passar longe.

  16. E se ele se mover muito rapido, a perigo de colisão?

    1. Ele move-se de acordo com as leis da natureza, que estão bem compreendidas.

      Ele não se pode mover de forma não-natural.

      Nem a internet, nem os celulares, nem o movimento dos asteroides são feitos por magia ou vudu.

      abraços

  17. Porque tanta especulações sobre um único asteroide ? Será que estão a esconder alguma coisa ?

    1. Existiram muitas mais especulações sobre outros asteroides, como por exemplo o Elenin em 2011…
      Em todas essas especulações, sempre se provou que os cientistas é que têm razão e NADA era escondido.

      Mas é curiosa essa pergunta conspirativa feita por alguém que tem o mesmo IP do Sebastião.

      Ou seja, a pessoa que se esconde atrás de perfis falsos, escondendo quem é, é que levanta suspeitas de conspirações…

      enfim…

        • Filipe on 13/02/2017 at 23:08

        E ainda faltam 12 dias :D…Por esse andar acredito que vai ser a paciência do Carlos a única coisa que vai explodir LOL.

        • Cláudia lopes on 13/02/2017 at 23:14

        Esse asteróide ficou famoso pelo fato do “russo” ter falado estou certa?,estava preocupada até ver esse blog. Agora estou calma

      1. Um “russo” que não existe… provavelmente é um nigeriano de 15 anos a viver em casa dos pais que disse que era um astrónomo russo…

        É que dizer que é astrónomo russo dá sempre para os jornaleiros caírem nas tretas… tem sido assim desde que existe internet, infelizmente 🙁

  18. Dr. Carlos, tenho andado a espreitar todos os sites de astronomia principalmente agencias de observatorios através do site http://www.eusou.com/astronomo e ao pesquisar o asteroide 2016 wf9, não têm informação nenhuma. Será que têm alguma coisa a esconder?
    Obrigado.

    1. Maria, enviou o mesmo comentário por 3 vezes. Porquê?

      Não sei que sites de astronomia ou que observatórios tem lido. Porquê que não coloca esses links, em vez de um simples agregador de sites?

      E claro que têm informação. Tanto têm que eu próprio já coloquei vários links tanto no post como nos comentários.
      Mas é claro que não existem dezenas de observatórios a ver esse asteroide. Seria absurdo. Esse asteroide não tem nada de especial. É igual a muitos outros que passam muito longe da Terra.

      Parece-me que o único propósito do seu comentário é publicitar um website em específico…

      abraços

        • Maria on 13/02/2017 at 22:34

        Desculpe! Tentei enviar a pergunta mas não conseguia vê-la.
        Quanto ao site indicado não foi minha intenção publicita-lo mas sim exclarece-lo dos sites vistos por mim.
        Obrigado

      1. Ainda não entendi quais foram os sites vistos por si…

        Disse que viu sites de agencias e de observatórios, mas não disse quais 😉

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.