Asteroide 2016 WF9 vai colidir com a Terra? Não!

Ilustração artística do asteroide WF9.
Crédito: NASA / JPL-Caltech

Tinha decidido não perder tempo com mais esta treta, mas após receber dezenas de perguntas, quer em privado quer pelo AstroPT, decidi publicar um artigo sobre isto.

Nos milhares de artigos sobre isto na internet, o texto diz mais ou menos isto:

“O astrónomo russo Dyomin Damir Zakharovich afirma que o asteroide 2016 WF9 deixou o “sistema Nibiru” em Outubro e vai colidir com a Terra no dia 16 de Fevereiro, provocando enormes tsunamis e a extinção da Humanidade.”

Vou colocar por pontos a minha análise crítica a estas “informações”:

1 – Todos os anos existem “notícias” destas. Os textos são sempre muito similares, mudando somente o nome do “cientista” e do asteroide em causa. Só cai sempre na mesma mentira quem anda muito distraído.

2 – Quem descobre e segue os asteroides, são os astrónomos. Por isso, notícias destas só podem ser verdade quando têm fontes astronómicas. Como sempre nestas “notícias catastróficas”, os links que se veem são de websites pseudo ou geridos por jornaleiros.

3 – Dyomin Damir Zakharovich é um nome inventado. Essa pessoa não existe. É um nome falso, inventado para uma notícia falsa, criado somente para fazer furor temporário entre os crentes destas tretas.

4 – A maior parte das “notícias” diz que esta personagem é astrónomo. Alguns websites até dizem que ele pertence à NASA. No entanto, se virem as primeiras notícias sobre esta treta, veem que esses primeiros textos dizem que ele abomina a NASA e que é um “auto-proclamado astrónomo auto-didacta”. Conclusão: nem é astrónomo nem é da NASA… e ele próprio o diz.

5 – A personagem é somente um crente religioso na fantasia do Nibiru, que tenta ser famoso à custa de cenários catastróficos.

6 – Como ele “sabe” de astronomia? Tudo o que “aprendeu” de astronomia foi a ler blogs e revistas conspiracionistas onde se fala no Nibiru. Para ele, isto faz dele um “astrónomo auto-didacta”.

7 – Não existe qualquer sistema Nibiru.
Mas caso existisse, nunca um asteroide demoraria somente 5 meses a sair de lá e a chegar ao nosso sistema solar. Qualquer objeto saído de outro sistema planetário, mesmo bastante perto de nós, demoraria pelo menos centenas de milhares de anos a chegar à Terra.

8 – O objeto 2016 WF9 tem entre 500 metros e 1 km de diâmetro. É demasiado pequeno para exterminar a Humanidade. O asteroide que dizimou os dinossauros teria pelo menos 10 km de diâmetro.

9 – As notícias sobre o 2016 WF9 nasceram com esta notícia da NASA. Nessa notícia é explicado que a órbita do 2016 WF9 está bem determinada, e que esse asteroide (que tem provavelmente uma origem cometária) irá passar mais perto da Terra a 25 de Fevereiro de 2017, o que neste caso quer dizer que vai passar a 51 milhões de kms da Terra, ou seja, 150 vezes mais longe que a Lua!

Crédito: JPL

325 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Caro amigo Dr Carlos…com certeza o senhor Ja esta cansado de responder sempre a msms perguntas …mas nós como leigos no assunto se apavoram os ao ver a distância se aproximando tão rapidamente assim da terra….gostaríamos de olhar a posição, os números e entender…..fazendo as contas e não conseguir chegar a 51 milhões sempre a menos…..nossa matemática não bate com os 51 milhões….e a velocidade só aumenta !!!! Dr Carlos tenho 60 anos e me pergunto…a onde estou errando na minha matemática .

    1. Já respondido no comentário da Manuela Gimenez e nos comentários da Joana. A Fernanda também explicou isso no seu comentário.

      abraços

  2. Amei o sei Blog parabéns…

    1. Obrigado!

  3. Amei obrigada pelo seu blog

    1. Obrigado!

    • Cláudia lopes on 13/02/2017 at 18:19
    • Responder

    Tem tal de Sky line que dá a notícia que é esse asteróide está cada vez mais próximo,um tipo de monitoramento. Me ajudem estou em pânico. Sou mto ignorante sobre esses assuntos.

    1. Claudia, se tornar a fazer a mesma pergunta pela 4ª vez, terei que colocar em spam…

      Já lhe foi respondido no seu primeiro comentário. Não precisa perguntar sempre a mesma coisa. Só tem que ler o que foi dito que passa a perceber.

      abraços

        • Cláudia lopes on 13/02/2017 at 18:35

        Desculpe erro meu pensei que não tinha enviado a pergunta. Desconsidere ai, como disse sou uma negação sobre o assunto. Obrigada pela resposta

      1. Note que a sua dúvida já foi respondida, acima, no comentário da Claudia.

        abraços

  4. Carlos Oliveira
    2016 WF9 não vai colidir com a Terra dia 16 de fevereiro???

    1. Se ler o artigo, percebe que é dito lá que o asteroide vai estar mais perto da Terra a 25 de Fevereiro. Logo, nem é a 16, nem 17, nem 18 nem … etc…

      abraços

  5. 50,979,228 no site de informações do asteróide, que vc passou aqui nos comentários diz que essa é a distancia do asteróide no dia 25 fevereiro. E tbm em outro site passado aqui tbm,esta constando que o asteróide esta a 53 milhões a uma velocidade de 19,7…não compreendo.

    1. Compreende se ler os comentários atrás, onde isso já foi explicado 😉

      abraços

  6. Estou pânico por que no skylive diz que está cada vez mais proximo. Ajudem estou pânico. Abraços

    1. Já respondido atrás.

      É escusado enviar sempre o mesmo comentário…

    • Cláudia lopes on 13/02/2017 at 12:49
    • Responder

    Estou com medo por que no skylive diz que ele está cada vez mais próximo. Ajude estou em pânico. Abraços

    1. Já respondido atrás.

    • Cláudia lopes on 13/02/2017 at 12:47
    • Responder

    Minha filha está em pânico com esse asteróide nem consegue dormir a noite,já está ficando louca. Vou mostrar esse blog a ela,mas o que me dá dúvidas e que num tal de Sky live diz que ele está cada vez mas próximo. Vou mostrar a ela para tentar tranquiliza lá. Obrigada pelas explicações. Sou muito ignorante no assunto abraços

    1. Ele vai ficando mais próximo até dia 25, mesmo assim vai continuar muito longe.

      As órbitas já foram explicadas atrás.

      abraços

  7. Como eu entendi nos comentarios anteriores, tem veses que ele se move mais rapido e outras que ele se move mais de vagar, está correto?

    1. Já respondido.

      Escusa de enviar o mesmo comentário 3 vezes 😉

        • Heloisa on 13/02/2017 at 19:19

        Desculpa e por que não vi se tinha enviado, mas como entendi, pelo site que VC me mandou quanto mais ele se afasta do sol mais perde velocidade correto?

      1. Sim. Mas não existe só o Sol no sistema solar, como está explicado noutro comentário 😉

  8. Ja esta 19,7 isso quer dizer que ele esta mais rápido ?? Não seria perigoso ?? Será que vai passar realmente 51 milhões de km ? Obgd

    1. Já respondido num comentário anterior 😉

    • Antonil Carlos on 13/02/2017 at 02:50
    • Responder

    Boa Noite.O asteróide Ja está a quase 53 milhões, a 19,6 km. Ja passou a tempo pelo sol, já não era pra ter diminuído a velocidade ? E como que dia 25 vai estar a 51 milhões se ainda faltam 12 dias,pelo que observo vai estar abaixo de 51. Não existe erros nesse cálculos ? E realmente existe chance de uma colisão ? Não me leve a mal, só quero entender. Obgd.

    1. Essas perguntas já estão respondidas em comentários anteriores.

      abraços

  9. Dr.Carlos Oliveira, boa noite! Qual é a data exata da passagem deste asteroide 2016 WF9 ?Agradeço desde já pela resposta e confesso que suas explicações me deixaram mais tranquila ,nós vemos tantos problemas no mundo que notícias falsas como essa me deixam muito triste.

    Como o ser humano tem a capacidade de usar a sua inteligência para espalhar mentiras para as pessoas?

    Obrigada !

    1. Não há qualquer “passagem” do asteroide. No dia 25 vai estar mais próximo da Terra e mesmo assim vai estar 150 vezes mais longe que a Lua…

  10. Joise vamos ver assim mesmo que ele anda-se 1.0000 por dia daria 13.0000 em treze dias menos os 54.0000 dará 41.0000 mesmo que a nasa se tenha enganado nos cálculos mesmo assim passará longe … Mais próximo passa o de hoje julgo não estar enganada …não é Carlos oliveira…

    1. Nem a NASA nem os outros milhares e milhares de astrónomos por todo o mundo se enganaram nos cálculos 😉

  11. Acho impossível ele andar só mais 3,000,00 em 13 dias já q todos os dias ele anda 1,000,000 ele já está a 54.000.000 caso isso n aconteça quer dizer realmente q a NASA errou nos cálculos?

    1. Não. Isso só quer dizer que a Joice não leu os comentários anteriores onde isso está explicado 😉

        • Heloisa on 13/02/2017 at 10:40

        Pelo oque eu intendi ele tem dias que se movimenta mais rapido e outros mais de vagar e isso?

      1. Não. Qualquer objeto no espaço segue as leis de Kepler. Neste caso, segue a segunda lei de kepler.
        https://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Kepler

        abraços

        • Heloisa on 13/02/2017 at 10:45

        Como eu entendi, ele tem veses que se move mais rapido e outras mais devagar, correto?

      2. Já respondido.

  12. Carlos Oliveira
    Poderia resumir o texto para mim.

    1. Resumo: o asteroide vai passar muito longe da Terra.

  13. Nossa gente vamos pensar eu entendi que funciona assim eu moro em porto seguro na BA , vamos dizer que uma pessoa mora em SP mas ela quer ir para Salvador na BAHIA vamos dizer que fosse milhões a distância de um lugar para o outro,eu se estivesse acompanhando de porto seguro esse trajeto da pessoa saindo de São Paulo para Bahia eu veria se aproximando durante as horas, porém uma hora a pessoa chegaria em Salvador e aí essa seria a maior proximidade da pessoa de mim ou seja terra ela vem em direção da Bahia mas não de porto seguro e assim com o asteroide certo?

    1. Sim, Fernanda. Quase 100% correto.

      Só uma pequena correção: a pessoa estaria mais próxima de si, quando passasse em Eunápolis.
      De Eunápolis a Salvador, a pessoa se iria distanciar de si novamente.

      Mas obrigado! Essa foi uma excelente analogia!

      abraços!

  14. Confesso que estava meio apavorada sobre este assunto ate achar este blog..Fico muito triste com a ideia de que pessoas espalham noticias deste tipo que disseminam o terror e o medo em pessoas que não tem conhecimento sobre o assunto..elas não tem noção do que fazem!
    Agradeço pela criação do blog!

    1. Infelizmente, todos os anos é a mesma coisa… e várias vezes ao ano 🙁

      abraços

  15. Como assim a terra esta a se afastar do asteróide ?? Até agora não tinha ouvido falar sobre isso ! Obgd

    1. Se vir a órbita dos objetos, percebe que a Terra vai continuar na sua órbita e assim se afastar rapidamente do objeto. Mesmo que o objeto esteja se aproximando da órbita da Terra, a Terra já está se afastando.

      https://theskylive.com/2016wf9-info

      abraços

  16. Mas quanto mais perto ele chega da terra mais aumenta a sua velocidade e diminu mais a sua distância !! Até dia 25vai estar mais perto da terra e mais rápido ?? Será impossível msm um colisão ?? Obgd ( olho e não compreendo essa matemática )

    1. Sim, é impossível a colisão.

      Se você for na direção este-oeste numa rua, num passeio, e outra pessoa for na direção oeste-este no passeio do outro lado da rua, também diminui a distancia em relação a si, e no entanto vai passar muito longe de si.

      Nem é preciso matemática para perceber como as coisas se passam no dia-a-dia.

      abraços

  17. Oi.Boa tarde.Não consigo entender essa matemática… A velocidade do Asteróide esta aumentando e a distância da terra diminuindo muito rapidamente.será que realmente não existe a possibilidade de colisão ?? Olho e só me apavorou com a velocidade e a distancia !!!

    1. A distância da Terra não está diminuindo rapidamente.
      A velocidade do asteroide também não está aumentando por aí além.

      Não entendo porque diz essas coisas. Não viu os links com esses valores?

      abraços

  18. Tenho acompanhado esse asteróide a uns 6 dias e vejo que a velocidade dele aumenta um pouco todo dia, antes era 19,2km e agora já está em 19,4km/s isso é normal? Mesmo ele tendo atravessado o sol a tanto tempo não era pra estar diminuindo a velocidade? Ele já está a 55,000,000 km da terra em mais 15 diass só vai se aproximar mais 5,000,000 km? Obrigado

    1. Ele passou perto de Venus recentemente, o que pode ter aumentado um pouco a velocidade. Isso se chama slingshot effect e é utilizado pelas nossas sondas para chegar em outros planetas.
      Ele também está a passar pelo plano do sistema solar o que afecta esse efeito.

      É normal ele não se conseguir aproximar mais da Terra, porque na sua órbita a Terra está a afastar-se dele.

      Se vir o diagrama orbital do asteroide no sistema solar interior, percebe estas informações:
      https://theskylive.com/2016wf9-info

      abraços

    • Crisno ventuea on 10/02/2017 at 02:55
    • Responder

    Será possível enxergá-lo durante sua passagem?

    1. Oi Crisno,

      Somente com os olhos, não.

      Só será “visível” com bons telescópios.
      E por “visível” entenda-se que mesmo com bons telescópios não conseguirá discernir o que é. Vê somente um pequeno ponto que em alturas diferentes se moveu no céu.

      Por favor, leia o meu comentário anterior para informações mais completas.

      abraços!

  19. Dr. Carlos queria saber se caso o tal 2016WF9 passe próximo a terra o mesmo poderá ser visto a olho nu pôr pessoas de qualquer lugar ou região? I agora no momento, ele já pode ser avistado a olho nu? Me exclaressa essas curiosidades porfavor, agradeço desde já!

    1. Oi Gerson,

      Neste momento a magnitude do asteroide é de cerca 21.
      https://theskylive.com/2016wf9-tracker
      https://theskylive.com/2016wf9-info
      Neste website pode ir sempre acompanhando-o e ver se ele muda de magnitude (não irá mudar muito).

      Também pode ir acompanhando:
      http://www.minorplanetcenter.net/db_search/show_object?utf8=%E2%9C%93&object_id=2016+WF9

      No momento de maior aproximação à Terra terá magnitude 20 ou 19. Ou seja, não mudará praticamente nada.

      Indo a esta tabela, vê-se que só é e só será visível por bons telescópios:
      http://astropt.org/blog/wp-content/uploads/2012/09/apparent-magnitude.jpg

      abraços!

  20. Existe algum asteroide ou cometa que ameasse a vida na terra!? Ou que tenha perigo de colisão? Se sim quais consequências eles trariam? Obrigada.

    1. Dos que se conhece, não.
      Talvez só o Apophis. Ainda não temos a certeza para 2036.
      http://www.astropt.org/2010/01/02/apophis/

      No entanto, o maior perigo está naqueles que desconhecemos porque ainda não conseguimos detectar:
      http://www.astropt.org/2011/12/28/activa/
      http://www.astropt.org/2012/06/15/perigo-de-asteroides/

      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights