Bólide visto nos EUA

Crédito: Polícia da Universidade de Wisconsin-Madison

No passado domingo, uma bola de fogo iluminou os céus acima de Wisconsin, Illinois, Iowa, Michigan, Ohio, Minnesota e Indiana (EUA). Existem mais de 350 testemunhos de pessoas que telefonaram para a polícia, sendo a maioria deles de Wisconsin e Illinois. No entanto, o bólide chegou a ser visto até em Nova Iorque. O objecto desintegrou-se cerca de 30 km acima do Lago Michigan, emitindo um som estrondoso.

Por dia, existem centenas de estrelas cadentes (pequenos pedaços de poeira que atravessam a atmosfera) nos nossos céus.
No entanto, os relatos são poucos porque:
– a grande maioria cai sobre os oceanos (onde não vivem pessoas);
– as pessoas não estão habituadas a olhar para o céu e por isso não as veem;
– a grande maioria das pessoas vive em cidades onde a poluição luminosa é enorme e não permite ver estes rastos temporários no céu;
– estes eventos são mais visíveis à noite, quando as pessoas estão a dormir.

Por vezes, essas estrelas cadentes, que na verdade são denominadas meteoros, são pedaços de poeira maiores. Nesse caso, chamamos a esses meteoros de bólides e aparentam ser bolas de fogo a atravessar o céu que terminam numa enorme explosão no céu. Por dia, existem dezenas de bólides.

Devido a serem maiores, demoram mais tempo a desintegrar-se (passam mais tempo a atravessar a atmosfera) e produzem muito mais brilho. Sendo assim, são mais facilmente testemunhadas. Mesmo assim, alguns dos problemas anteriores mantém-se, por isso é que só uma quantidade ínfima destes eventos são testemunhados. Apesar disto, recentemente há mais relatos destes eventos, devido a existirem mais câmeras CCTV que registam estes eventos.

Neste caso em particular, sabemos que o meteoro se desintegrou sobre o Lago Michigan. Não se sabe se algum pedaço chegou ao chão (ou mergulhou no lago), ou seja, não se sabe se existem meteoritos do evento.

Além do estrondo, foi relatada uma cor azul-esverdeada. A explicação é simples: as cores dependem dos elementos químicos que compõem o meteoro. Provavelmente o meteoro era constituído por níquel (verde) e magnésio (azul esbranquiçada).

2 comentários

  1. Era uma nave de reconhecimento dos nibirutas.

    1. 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights