ESO anuncia apoio ao AstroCamp 2017

Estudantes do AstroCamp. Edição de 2016.
Créditos: ESO / Carlos Martins

O ESO orgulha-se a anunciar uma nova colaboração com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) destinada a apoiar o AstroCamp 2017, uma escola de verão de astronomia destinada a alunos do ensino secundário. O AstroCamp 2017 realizar-se-á de 6 a 20 de agosto no norte de Portugal, no Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA), na Paisagem Protegida do Corno de Bico, Paredes de Coura. A 25 de fevereiro, os organizadores do evento farão um webcast com o intuito de fornecer mais informações a possíveis candidatos e suas famílias.

O campo pretende estimular a curiosidade dos alunos assim como o seu pensamento critico, em particular na área da astrofísica, para além de juntar estudantes de diferentes meios e com experiências de vida. Os alunos seguirão dois cursos, com aulas diárias, alguns trabalhos práticos e um exame final.

Alguns destaques do programa deste ano incluem:

– Sessões de observação astronómica, tanto a olho nu como com telescópios — incluindo uma sessão que coincidirá com o pico da chuva de meteoritos Perseídes.
– Conversas skype com astrónomos e físicos em vários países.
– Um projeto computacional que permitirá aos alunos trabalhar com dados obtidos com os melhores telescópios do mundo.
– Atividades sociais tais como caminhada, desportos, atividades para a comunidade e sessões de filmes e documentários.

O webcast do dia 25 de fevereiro incluirá uma apresentação de uma antiga aluna do campo, que descreverá a sua experiência na edição de 2016, para além de informações sobre as atividades do campo e sobre o processo de candidaturas e selecção. Para mais informações, queira por favor consultar a página web do Dia da Astronomia. O prazo para inscrições para o webcast é o dia 23 de fevereiro.

O AstroCamp encontra-se aberto a estudantes de qualquer país da União Europeia, que estejam atualmente a frequentar um dos últimos três anos da educação pré-universitária (10º, 11º e 12º anos) e que tenham nascido em princípio em 1999, 2000 ou 2001). A língua de trabalho do campo será o inglês. O número de participantes é limitado, sendo os alunos seleccionados segundo o seu mérito e potencial académicos. Os potenciais candidatos devem consultar o website do AstroCamp de modo a terem toda a informação sobre o processo de candidatura, que inclui uma carta de motivação, uma carta de recomendação e os resultados académicos mais recentes. As candidaturas estarão abertas de 1 a 30 de abril para a edição deste ano. Os candidatos pré-seleccionados serão convidados a fazer uma entrevista por skype, a qual se realizará no fim de semana de 27 e 28 de maio.

Os estudantes portugueses seleccionados não terão que pagar nenhuns custos. Para estudantes de outros países, a taxa de inscrição de aproximadamente 400 € cobrirá todas as despesas em Portugal (estadia em pensão completa, supervisão por pessoal profissional, todas as atividades do campo e materiais necessários, transporte de e para o aeroporto do Porto e seguro). A inscrição não inclui os custos de transporte entre a casa do estudante e o aeroporto do Porto.

O candidato oriundo de um dos Estados Membros do ESO que apresente a melhor candidatura receberá uma bolsa do ESO, a qual cobrirá a taxa de inscrição no campo.

A selecção dos participantes terá lugar pouco depois das entrevistas e espera-se que o bolseiro ESO seja anunciado por volta do dia 5 de junho. Os participantes terão que confirmar a sua participação e completar toda a papelada burocrática até 14 de junho. O regulamento completo desta edição do AstroCamp está disponível para consulta no website do campo.

Este é um artigo do ESO, que pode ser lido aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights