Hidden Figures

Neste filme, vemos a história de algumas mulheres americanas negras, extremamente inteligentes, que ajudaram os EUA a vencer a Corrida Espacial.

Durante a Guerra Fria (EUA – União Soviética), no auge da Corrida Espacial, algumas mulheres afro-americanas geniais trabalhavam na NASA. O seu conhecimento científico e a sua competência profissional foram cruciais para a vitória dos EUA.

As matemáticas e engenheiras em causa são: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson.
Elas eram os chamados computadores humanos.

Katherine, em especial, calculou as trajetórias de voo e resolveu problemas de re-entrada na atmosfera, nas missões Mercury, nas missões Apollo (nomeadamente, Apollo 11) e em missões com os vaivéns espaciais.

Em 1961, enquanto se tornavam heroínas da Humanidade, elas tinham que lidar com os problemas raciais que existiam na altura nos EUA. Além de resolverem os problemas científicos, elas tinham que ultrapassar os preconceitos sociais (ex: Katherine tinha que andar quase 1 km para poder ir a um “WC para negros”).

Hidden Figures (Elementos Secretos / Estrelas Além do Tempo) é um filme excelente.

É um filme inspirado em factos reais.

Conta a história de 3 mulheres negras que conseguiram o praticamente impossível para o seu tempo, através de muito trabalho e perseverança.

O filme conta histórias humanas, que normalmente se encontram escondidas quando se conta a história da exploração espacial.

Quando todo um país estava na Corrida Espacial, o filme retrata as lutas raciais e a luta por igualdade de género que se passavam ao mesmo tempo.

O filme também dá conta que a NASA não só lutava para chegar ao espaço primeiro, como internamente fazia algumas mudanças sociais que a sociedade em geral ainda não estava pronta para aceitar.

O filme também permite perceber o quanto estes computadores humanos eram incrivelmente importantes para o resultado final das missões. Muitas das descobertas que hoje celebramos só foram possíveis devido à existência destes “computadores humanos” em vários locais astronómicos.

Foi interessante ver que o astronauta John Glenn, desde o início, tratou estas mulheres negras sem qualquer tipo de preconceito, reconhecendo a competência que elas demonstravam.

A citação mais interessante de todo o filme foi dita por Al Harrison: “Here at NASA, we all pee the same color!” – Aqui na NASA, fazemos todos xixi da mesma côr.

Por último, realço o título: o título original, em inglês, tem um duplo significado, já que “figures” também quer dizer números, os tais números escondidos que só a matemática Katherine Johnson conseguia ver. Nas traduções, esse duplo significado desaparece.

Se gostam das histórias sociais por trás dos grandes feitos tecnológicos da Humanidade, recomendo vivamente que vejam este filme. 93% das pessoas adoram-no!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights