Cauda de Buraco Negro escondido na Via Láctea

ilustração artística de um buraco negro isolado a viajar rapidamente por uma nuvem de gás densa. O gás é arrastado pela forte gravidade do buraco negro para formar uma corrente de gás.
Crédito: Keio University

Ao analisar o movimento do gás numa nuvem cósmica, uma equipa de astrónomos encontrou evidências de um buraco negro isolado escondido nessa nuvem.

Os astrónomos estavam à procura de buracos negros sossegados. Estima-se que existam centenas de milhões destes objetos na galáxia, apesar de terem sido descobertos somente cerca de 60.

Os buracos negros só se podem detectar pelos efeitos gravitacionais que causam no ambiente ao seu redor.
Buracos negros isolados (sem companheiras estelares ou sem estarem rodeados de estrelas como no centro das galáxias) são muito difíceis de detectar.

Agora, uma equipa de astrónomos Japoneses estava a observar nuvens moleculares ao redor do remanescente de supernova W44, que se encontra a cerca de 10 mil anos-luz de distância da Terra.
Encontraram um “cone de gás”, a que apelidaram de “Bala”, com uma velocidade de mais de 100 km/s (muito superior à velocidade do som). Esta “Bala”, que na verdade é uma compacta nuvem de gás, tem 2 anos-luz de comprimento, e move-se no sentido oposto à rotação da Via Láctea.

Os astrónomos testaram várias hipóteses, mas nenhuma se consegue ajustar ao modelo de expansão de gás após uma supernova.
O cenário que mais se ajusta às observações é a existência de um buraco negro isolado. Neste caso, existem duas hipóteses: OU um buraco negro isolado, estático, existia nesse local na Via Láctea, e o gás a expandir-se do remanescente de supernova passou pelo buraco negro, mostrando-nos evidências indirectas da sua existência (neste caso, o buraco negro estelar teria 3,5 vezes mais massa que o Sol); OU um buraco negro isolado, em movimento, atravessou a nuvem de gás e arrastou parte desse gás pelo espaço (neste caso, o buraco negro teria 36 vezes mais massa que o Sol).

Seja qual fôr a hipótese certa, a verdade é que se tem atualmente uma nova forma de descobrir buracos negros isolados…

Fonte: Nobeyama Radio Observatory

1 comentário

  1. Já que não tem coisas estáticas no universo a explicação poderia ser que este astro não pertencia originalmente a ViaLactea e tem uma velocidade e direções relativas que causaram este efeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights