Estrelas e planetas podem se formar perto do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea

Com o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), uma equipa de astrónomos observou nuvens de gás (quadrado branco) com a massa necessária para formar jovens estrelas e planetas perto do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea (ponto verde).
Crédito: F. Yusef-Zadeh

Uma equipa de astrónomos observou quatro bolhas de gás perto do centro da Via Láctea que têm a massa suficiente para criar estrelas e planetas.

Note-se que não se conseguiu observar qualquer estrela com planetas a orbitar nestas bolhas.
No entanto, este estudo mostrou que é possível eles existirem. É possível que essas bolhas de gás contenham jovens estrelas de baixa massa com sistemas planetários a orbitá-las.

Claro que estando a somente 2 anos-luz de distância do buraco negro supermassivo central, a intensa gravidade e a fortíssima radiação (incluindo ultravioleta) faz com que este seja um ambiente extremo.
No entanto, pensava-se que os buracos negros eram completamente hostis à formação de planetas e estrelas. Este estudo sugere que, paradoxalmente, os buracos negros poderão ajudar à formação de estrelas, tornando essa formação mais eficiente, ao incrementar a densidade do gás em bolhas.

Fonte: Northwestern University

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Já existe um estudo para dizer aproximadamente em quantos anos-luz seria a distância segura para planetas como o nosso ficar distante do centro da nossa galáxia?
    O que aconteceria por exemplo com a nossa atmosfera se a Terra estivesse apenas 300 anos luz da Sagitátio A ?

    Abraços..

    1. O que quer dizer “seguro”? Para a vida? Que tipo de vida?

      Tem que ser mais específico… 😉

        • Ulisses on 22/02/2017 at 20:38

        Perdão Dr Carlos; seria seguro não em relação a vida, mas para manter as características do planeta sem ocorrer uma interferência direta do buraco negro, por isso eu citei a nossa atmosfera como uma curiosidade a 300 anos luz do centro da galaxia.
        Poderia ser Júpiter por exemplo,qual seria a distancia segura do centro da Via-Láctea para ele não perder todos os seus gases? Ou seja, qual seria o começo (distancia) a partir do centro da galáxia para os planetas e consequentemente sua ou suas estrelas não se deformarem.
        Porque eu nunca imaginaria que poderiam surgir estrelas tão próximas do centro,quem dirá então planetas tão próximos do buraco negro.Essa descoberta das nuvens de gás a menos de 2 anos luz do centro me fez ficar curioso.

        Desde já obrigado.

      1. Sinceramente, não sei.
        Não lhe consigo dar a resposta para isso.

        No entanto, imagino que outras causas sejam mais importantes para se perder a atmosfera. Por exemplo, a formação de estrelas próximas, com o vento estelar.
        Mas a radiação vinda do buraco negro pode realmente afectar a atmosfera dos potenciais planetas.

        abraços

  1. […] Ontário. “Este buraco negro supermassivo está regulando o crescimento da galáxia, soprando bolhas e aquecendo os gases ao redor dele. Notavelmente, ele também está arrefecendo bastante o gás para se […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights