Nebulosa de Orion com estrelas velozes e planetas-orfãos

Créditos: NASA, ESA, Hubble

Na Nebulosa de Orion está o aglomerado estelar do Trapézio, reconhecido pelas quatro estrelas brilhantes no centro da imagem. As jovens estrelas do Trapézio e os seus arredores mostram que a Nebulosa de Orion é uma das áreas mais ativas de formação estelar na Via Láctea.

Na Nebulosa de Orion, as inúmeras interações gravitacionais e as explosões de supernovas criaram planetas-órfãos e estrelas que se movem muito rápido pelo espaço (uma delas move-se a 200 mil km/h e poderá ter feito parte de um sistema solar que se desintegrou há 540 anos).
Os astrónomos andam à procura destes objetos, assim como de anãs castanhas/marrons.

Muitas estrelas nesta imagem aparecem avermelhadas, porque estão a ser observadas através da poeira, que dispersa a sua luz azul.

Fontes: APOD, Space telescope

1. Professor Carlos, quando vcs vinculam essas imagens, essas cores são reais ou são coloridas por computação grafica?

1. Esta é uma imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble.

Veja mais algumas dezenas de imagens feitas pelo Hubble:

Veja este vídeo que explica como as imagens do Hubble são convertidas em cores para apreciarmos:

Note especialmente que filtros diferentes dão-nos diferentes cores. Essas cores são o resultado da presença de elementos químicos diferentes.