100 novos candidatos a exoplanetas

Ilustração Artística do provável planeta em órbita da estrela GJ 411.
Crédito: Ricardo Ramirez.

Um grupo internacional de astrônomos acaba de lançar a compilação de quase 61000 medidas individuais feitas de mais de 1600 estrelas usadas para detectar exoplanetas.

A compilação inclui mais de 100 novos candidatos a exoplanetas!
Os dados estão disponíveis para o público: qualquer um pode pegar a base dados e estudar da maneira que quiser.
Junto com a base de dados é possível baixar também um software livre para fazer as análises necessárias.

Para montar essa base de dados, os astrônomos usaram o instrumento chamado HIRES, ou High Resolution Echelle Spectrometer, montado no telescópio Keck-I de 10 metros localizado no cume do Mauna Kea no Hawaii.

Vale lembrar, para aqueles que ainda acham que só existe a técnica de trânsito para descobrir exoplanetas, que esse instrumento não usa essa técnica.
O HIRES mede as variações causadas pela atração gravitacional de planetas em estrelas próximas.

A poderosa instrumentação somada a sofisticados algoritmos de processamento de dados é capaz de separar a assinatura dos exoplanetas dos dados observados, algo que é realmente desafiador.

Entre os candidatos, um chama a atenção.
Ele orbita a estrela GJ 411, também conhecida como Lalande 21185.
Essa é a quarta estrela mais próxima do Sol e tem somente 40% da massa do nosso Sol.
O planeta tem um período orbital bem curto, de 10 dias, e a estrela pode ter um pequeno sistema planetário ao seu redor.

Fontes: Comunicado de Imprensa, Comunicado de Imprensa, Comunicado de Imprensa, Comunicado de Imprensa, Artigo Científico, Dados.