O mapa mais preciso da Matéria Escura

O aglomerado de galáxias Abell 2744 tem este aspeto fantasmagórico porque foi artificialmente colorido de azul.
Créditos da imagem: NASA / ESA / IAC / HFF Team / STScI

Como a matéria escura está distribuída pelo universo?

Essa é uma pergunta complicada de se responder já que mal sabemos o que ela é.
Sabemos que ela existe, mas não sabemos o que ela é mesmo.

Alguns cientistas possuem candidatos para a matéria escura: as chamadas Partículas Massivas de Interação Fraca, ou WIMPs, e os axions.

As partículas de matéria escura são responsáveis por fornecer uma massa invisível que entre outras coisas é responsável por um fenômeno conhecido como lente gravitacional, ou seja, a curvatura da luz proveniente de galáxias distantes. Essa curvatura produz distorções sistemáticas nas formas das galáxias vistas através das lentes gravitacionais.

O Telescópio Hubble possui um projeto chamado Frontier Fields onde alguns agloemrados de galáxias foram escolhidos para serem estudados em detalhe e eles são responsáveis por lentes gravitacionais intensas.

Com 3 desses aglomerados, os cientistas conseguiram mapear lentes gravitacionais suficientes para gerar o mapa mais preciso até ao momento da distribuição da matéria escura no universo.

O detalhe obtido no mapa é incrível: aglomerações de matéria escura são observadas e a distribuição topológica da matéria escura também pode ser detectada.

Esse mapa, está totalmente de acordo com as simulações computacionais que teoricamente preveem a distribuição da matéria escura usando o chamado Cold Dark Matter Model.

A matéria escura fria se move mais lentamente se comparada com a velocidade da luz do que a matéria escura quente, que se move mais rapidamente.

O facto das observações estarem de acordo com o modelo computacional mostra uma forte evidência da existência da matéria escura, e agora além disso sabemos como ela está distribuída.
Os estudos continuam com os outros aglomerados de galáxias para tentar refinar ainda mais esse modelo.

Fontes: Sci-news, Artigo Científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights